Mercado nacional deve aumentar investimentos em TI: 
Pesquisa da MBI mostra tendência de crescimento dos recursos para TI em 64% das empresas no País

As empresas que atuam no mercado brasileiro destinam, em média, cerca de 3% de sua receita a investimentos em tecnologia da informação. Mas quase 42% das empresas passam dos 4% nessa proporção, e 28% delas injetam até 1% do faturamento em TI. As conclusões são resultado de pesquisa realizada pela MBI para a Impacta Tecnologia.

Em comparação com 2007, 15% das empresas calculam uma redução dos investimentos em TI ao longo de 2008, 21% mantêm o mesmo nível de recursos e 64% projetam crescimento.

A expansão observada na pesquisa será aplicada no atendimento de necessidades internas, como alocação de recursos, treinamento e manutenção. Cerca de 30% dos orçamentos destinados a novos projetos de TI têm como meta algum tipo de integração de um único sistema de informação dentro da própria empresa. Outros 26% dos respondentes apontaram implementação de aplicações estratégicas com foco em competitividade.

A pesquisa identificou que as despesas de TI são consumidas majoritariamente por gastos com pessoal. 23% destinam-se a manutenção de hardware, software e telecom.

Segundo a MBI, o estudo abrangeu 185 empresas, sendo 65% delas de médio e grande portes (com 500 ou mais funcionários). A margem de erro é estimada em 7%.

 

Conteúdo republicado a partir de http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=51662

Clique aqui para acessar o relatório completo desta pesquisa