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Transcrição do Texto da Apresentação:

Software as a Service aka SaaS - Qual é o impacto disto no mercado de software?
por Roberto Carlos Mayer

Diretor da MBI (desde 1990)
Mestre em Ciência da Computação (IME USP) e ex- professor (1988 a 1998)
31 anos de experiência em informática
Membro de diversos Conselhos de Eventos e Publicações de TI
Colunista da revista Information Week (IT Midia), desde 1999
Presidente da Assespro São Paulo (2007-2010); Diretor-Secretário de 2003 a 2006
Representante do Brasil na ALETI – Federação Ibero-Americana das Entidades de TI Impacto do SaaS no mercado de software 2

SaaS Um mundo de interrogações? (I)

Por que os clientes estão optando pelas alternativas do SaaS?
Quais são os benefícios e os Riscos?
O que grandes empresas de TI estão fazendo para transformar seu modelo de negócio para incorporar Software as a Service (SaaS)?
Quais são os benefícios, riscos e oportunidades?
Como as empresas locais podem lidar com esse fenômeno?
E as startups?

SaaS Um mundo de interrogações? (II)

Quais as perspectivas dos analistas sobre este mercado?
Quais são os principais desafios para implementar efetivamente um modelo de negócio SaaS?
Modelagem Financeira – Vendas, distribuição? – Estratégias de licenciamento?

Quais as Promessas? Exagero?

“Software será como eletricidade”
“A maioria das empresas não possuem geradores nem subestações, mas obtêm a energia de uma rede. Todas as aplicações, exceto aquelas desenvolvidas sob encomenda e que fornecem vantagem competitiva, no futuro serão consumidas por meio de um browser conectado a serviços baseados na Web” Jason Maynard, Credit Suisse, 2005

A visão

Antes: Software Tradicional – Construa o SEU!
Agora: Software On-Demand – Conecte-se, assine, pague pelo uso

“Um novo tsunami”

“Esta ‘onda de serviços’ será muito disruptiva... Os serviços projetados para atender dezenas ou centenas de milhões mudarão dramaticamente a natureza e o custo das soluções que poderão ser fornecidas às corporações e às pequenas empresas.” Bill Gates, Microsoft, 2005

O que SaaS não é!

SaaS não é:
Não é SOA/SOC – Service Oriented Architecture/Computing
Uma abordagem de computação distribuída, baseada em padrões, com elementos de baixo acoplamento, independentes de protocolos, onde os recursos do software disponíveis na rede são considardos como serviços

Não é Web Services

Não é ASP nem .asp

Mas então o quê é?

Definições – ‘SaaS é ...’
Novo modelo de entrega de software (software delivery) – Paga-se pelo uso ou acesso, não pela propriedade
“Software implementado como um serviço hospedado e acessado pela Internet” - Microsoft
“...disponibilizadas a clientes por uma rede, tipicamente a Internet” - IBM

O ‘mundo novo’

Um novo ciclo de desenvolvimento
Mais curto, rápido e ...
Quais as conseqüências disso?

Vantagens do SaaS

Uma nova estrutura de custos
Argumento de vendas da Salesforce.com

Economize dinheiro!

Evite os gastos com licenças e consultoria de implementação
Tire vantagem da economia de escala (“multi-tenancy”)
Pague somente na medida em que usa

Economize tempo!

Software já está implementado no servidor do fornecedor
Prazos significativamente menores para – Completar a implementação – Obter retorno do investimento Impacto do SaaS no mercado de software 18

Licenciamento obrigatório

Aplicações SaaS não podem ser copiadas ou pirateadas
Facilita a administração de sistemas
Evita a perda de receita para o produtor da aplicação

Avaliando SaaS objetivamente

Cauda Longa (I)

Mercado: procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos
Para produtos digitais: custo de manutenção equivalente
Livro de Chris Anderson
Receita / Cliente

Cauda Longa (II)

Os grandes clientes
O que acontece ao diminuir o preço de venda (ou seja, reduz barreiras de entrada) e diminui o custo das operações?
Os clientes típicos
Novo mercado, muito maior que o atual
Clientes atualmente inatingíveis’
Dúzias de mercados de milhões ou milhões de mercados de uma dúzia? Impacto do SaaS no mercado de software 22

SaaS e o software brasileiro

Poucas empresas operam no modelo de produtos
SaaS reduz as barreiras geográficas
Oportunidade para startups

Exemplo: SalesForce

41 mil clientes
1 milhão usuários
US$ 850M receita (2009)
NYSE: CRM
Fundada em 1999
Sede: San Francisco
2,500+ Empregados
40 Escritórios
20 Países
15 Idiomas

Exemplo: Citrix Online

Exemplo: Google Docs

Aspectos sobre desenvolvimento SaaS

Os quatro modelos de maturidade
Antes de passar pra implementação... Ad-hoc / Configurável Customizado (mas mono-tenant) Modelo de Isolamento Físico Aplicação ou Virtual Hospedada (ASP) Configurável, Escalável, Multi-tenant Configurável, Multi-tenant

Compartilhar vs. Isolar

O equilíbrio correto deve ser determinado por:
Modelo de Negócios

“Posso cobrar pelo isolamento?”

Modelo de Arquitetura

“Posso rodar numa única instância lógica?”

Modelo de Operação

“Posso garantir meu SLA sem isolamento?”

Demanda do cliente

“Eu quero meus dados separados” Impacto do SaaS no mercado de software 30

Todo software se adapta ao SaaS?

Sistemas operacionais
Middleware
Bancos de dados
Ambientes de desenvolvimento
Aplicações

Passado e Futuro

Perspectiva Histórica

SalesForce foi fundada em 1999:
– Nas residências não havia DSL, Cable Modems ou banda larga
– Nos hotéis a banda era de 56K dial-up
– A Web era composta de interfaces HTML
– Não existiam SmartPhones, Players MP3/MP4, Câmeras digitais, Pen-drives

A visão do líder

Extendendo SaaS para PaaS

O caminho real?

Não é tão ‘limpinho’ quanto parece...

Conclusões

SaaS é um modelo de negócios crescente
– Um percentual cada vez maior dos gastos com software procuram soluções neste modelo
– Vantagem de custos para os clientes implicam em mercado ainda mais competitivo para os fornecedores

O modelo tradicional de software só vai desaparecer a muito longo prazo

Mercado SMB será o alvo principal dos fornecedores SaaS nos próximos anos
– Menos sensível aos pontos menos maduros

Necessário planejar seu futuro com SaaS já!

Dados de Contato: Roberto Carlos Mayer - mailto:rocmayer@mbi.com.br