Desde 1990, Pioneirismo e Liderança em Conhecimento
sobre e para o Mundo da Tecnologia da Informação

 

MBI :: Biblioteca (510) :: Artigos (145) :: 2009/04 - Information Week, Tendências - É festa !!!

2009/04 - Information Week, Tendências - É festa !!!

Artigo publicado por Roberto C. Mayer na edição de abril de 2009 da revista Information Week, comemorando os dez anos da coluna na revista.

Esta edição marca dez anos de publicação ininterrupta da Information Week no Brasil. Como colunista desde a primeira edição, proponho um brinde para comemorar o fato. Mas somente depois que terminarmos esta coluna (afinal, não podemos beber em serviço!).

Fui desafiado pela equipe editorial a produzir uma retrospectiva da evolução do mercado durante os últimos dez anos. Como dez anos não cabem no espaço de uma coluna, peço desculpas antecipadas pela visão incompleta: revisitando colunas escritas há muito tempo, percebi que uma boa parte delas ainda continua atual.

É verdade que em 2005 uma placa de vídeo com 128 megabytes de memória era chamada de “gorda”, mas o uso dos recursos destas placas na interface do Windows Vista ainda não é de uso generalizado.

Várias colunas trataram, ao longo dos anos, da temática relacionada ao software livre. As primeiras colunas sobre o assunto foram, de longe, as que receberam mais cartas de leitores. Em particular, uma delas gerou o tema da coluna de 2004 na qual avaliamos a informatização dos diretórios municipais, financiada por leasing do Banco do Brasil, de envolvendo equipamentos de fabricantes estrangeiros e software do mundo ‘não livre’. Acredito que a visão do tema continua válida, e o uso deste tipo de software no mundo corporativo seguem as tendências que identificamos.

Outras colunas trataram das ‘incursões’ da Microsoft no mercado de aplicativos empresariais (baseada em compras e desenvolvimento de produtos). A primeira coluna sobre o assunto tinha o título “Desta agua não beberás?”. Voltei ao assunto por diversas vezes, mas a dúvida sobre o real papel da Microsoft neste mercado persiste ao dia de hoje.

A primeira coluna, escrita há exatos dez anos, tinha como tema “Objetos distribuídos: o último round da luta Microsoft x Concorrência?”. As tecnologias citadas na coluna certamente não são as mesmas que são apregoadas hoje pelas empresas citadas na coluna (na época, Java era incipiente, e .net não existia), mas a luta em questão continua.

Outra coluna, escrita há vários anos, chamava-se “Um flash na sua vida”, na qual avaliamos a substituição das unidades de disco rígido por unidades baseadas em memória sólida (flash), a semelhança dos pen drives. Embora estes já tenham tamanho equivalente ao de discos rígidos, o processo de substituição ainda é praticamente imperceptível.

Com a citação destas colunas tenho como objetivo chamar a atenção para o fato de que, ao contrário do que normalmente os fornecedores nos fazem acreditar, a evolução de nosso mercado de TI é lenta e evolucionária na maior parte do tempo. Além de sermos especialistas técnicos, temos que desenvolver a habilidade de enxergar o que existe por trás da comunicação dos fornecedores, de forma a compreender aquela parte das mensagens que sobrevive no longo prazo.

Se esta coluna tiver servido, neste sentido, ao menos uma única vez a cada leitor, ao longo destes longos dez anos, então já temos motivos para dizer: é festa!!! E brindo então com uma taça de champanhe.

 

Você quer saber mais, ou se manifestar?

Precisa algum detalhe adicional? Gostaria de enviar uma sugestão?
Informe-nos AGORA!

Top Links na Seção

2010/01 - A cartografia municipal (7.165)

2009/10 - Redes de Valor e de Cooperação: evoluindo com a inteligência empresarial - série 1 (4.312)

2010/02 - Cenários como Diferencial Estratégico em Inteligência Empresarial (4.171)

2009/01 - As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento (3.844)

2009/06 - O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting: antecipar o futuro – quem não quer? (3.788)

2009/04 - Base Cartográfica Digital como Instrumento de Gestão no Sistema de Abastecimento de Água (3.734)

2009/10 - Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI – mas qual é a diferença? (3.644)

2009/10 - REVIE na Prática (estudo de caso 4): Inteligência de Parceiros (3.122)

2009/05 - “Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE (3.082)

2009/10/13 - Segurança na Computação em Nuvem (2.522)

2007/04 - As Faces da Inteligência: como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional (2.423)

2009/04 - Marketing, REVIE – Rede de Melhores Práticas para Marketing e Vendas (2.331)

Top Links no Site

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Satisfação (23.251)

Loja Virtual : Listas Nacionais : Base de Dados de Mudanças de Prefixo e DDD completa (desde 1994) (17.591)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Agricultura no Norte do Brasil (16.670)

Loja Virtual : Listas da Região Nordeste : Setor Primário: Agricultura no Nordeste do Brasil (11.706)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Concorrência (9.586)

Produtos : Geoprocessamento : Bases de Dados de Coordenadas Geográficas: layout e exemplos (9.150)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (8.031)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Satisfação dos Funcionários dos Parceiros (7.126)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Coordenadas Geográficas da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (7.011)

Empresa : Clientes : Clientes regionais dos demais setores (7.011)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Código Postal do Brasil (CEP) - Novo e Atualizado 2011 (6.748)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de Recife para Uso Geral (6.726)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Pecuária no Norte do Brasil (6.628)

Empresa : Clientes : Clientes regionais de Tecnologia da Informação (6.538)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Demanda (6.322)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Códigos Postais da Espanha (5.681)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Oferta: Pesquisas de Mercado (5.602)

Produtos : Dimensionamento de Mercado : Exemplo: Relatório de Dimensionamento (5.585)

Loja Virtual : Livros e Relatórios : Relatório: Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing e Vendas 2010 (5.516)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Estudo de demanda por GED (5.408)

Recomendações

 

Mapa do Site

Listagem de todas as 1.040 páginas do
site, ordenadas por:

- assuntos

- data de publicação

- número de visitas a cada página

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Editar esta página (área restrita)

705 visitas desde 13/08/2009

 

Acesse a tradução automática para outros idiomas

 

Accese la traducción automática para otros idiomas

 

Access the automatic translation into other languages

 
 

Arabic

 

Français

 

Lietuvu

 

Slovenscina

 
 
 

Bulgarian

 

Hellas

 

Nederlands

 

Srpski jezik

 
 
 

Català

 

Hindi

 

Nihongo

 

Suomi

 
 
 

Cesky

 

Hrvatski

 

Norsk

 

Svenska

 
 
 

Chinese

 

Indonesia

 

Polski

 

Tagalog

 
 
 

Dansk

 

Italiano

 

Português

 

Taiwanese

 
 
 

Deutsch

 

Ivrit

 

Romana

 

Tieng Viet

 
 
 

English

 

Korean

 

Russia

 

Ukrayins'ka

 
 
 

Español

 

Latviesu

 

Slovencina

 

 

 
 

Este website © 1997-2012 MBI Ltda. Todos os direitos reservados. Visual original desenvolvido por Verts Comunicação.

Algumas marcas citadas são de propriedade de terceiros. Veja aqui as condições de uso das Informações contidas neste site.

Recomendamos usar resolução de vídeo de 1024 x 768 ou superior para visualizar este site.