Leis, História, Autoria e Signficado dos Símbolos Municipais de Pomerode (SC)

Conforme consta no site www.pomerode.sc.gov.br, o brasão de Pomerode foi criado pelo escultor Ervin Curt Teichmann, e oficializado em 1964 pela Lei nº 74. A coroa de alvenaria simboliza a unidade administrativa e a segurança municipal. À esquerda acima, o escudo é ocupado pelo Grifo da Pomerânia.

À direita, o campo está subdividido. A parte superior, em campo branco, simboliza o artesanato na cor azul e logo abaixo, em campo vermelho, a roda branca representa a principal indústria do Município: a Indústria de Porcelana.

Em baixo, à esquerda, em campo vermelho, a figura retrata as ferramentas típicas e originais dos colonos. À direita, em baixo, vê-se uma harpia simbolizando a fauna e o Zoológico. No centro do escudo, existe outro escudo menor, onde aparecem em destaque as cores nacionais, representando o sentimento da população.

Abaixo, em forma de um laço, vê-se ao centro a inscrição “Município de Pomerode”, o ano de 1863 se refere ao início da colonização de Pomerode e 21 de janeiro de 1959 é a data da instalação do Município, criado pela Lei nº 380 de 19 de dezembro de 1958.

A Bandeira do Município foi instituída pela Lei nº 202 de 1969, sancionada pelo prefeito Ralf Knaesel. A primeira bandeira continha o Brasão Oficial do Município, no centro, em suas cores heráldicas e um fundo com duas faixas: a azul simbolizando "Amor" e a branca significando "Paz".

Em 2005, a Lei foi alterada e passou a ter duas faixas azuis nas extremidades superior e inferior. Ao centro, segue o Brasão Oficial sobre a faixa branca.

Informação obtida de e-mail recebido de Edson Klemann
em 22 de agosto de 2023

Você sabe algo sobre este brasão e/ou bandeira que não consta acima?

Se você possui ou conhece mais informação sobre as leis deste municipio, a história e o significado de seus símbolos que ainda não constem nos tópicos acima, por favor nos informe, indicando também se deseja ter seu nome citado pela sua contribuição. Desde já, muito obrigado!