Leis, História, Autoria e Signficado dos Símbolos Municipais de Paramirim (BA)

A bandeira e o brasão do município de Paramirim foram adotados pela Lei n°5, de 12 de julho de 1978. A bandeira municipal de Paramirim, de autoria do heraldista e vexilologista Prof. Arcinoé Antônio Peixoto de Faria, é assim descrita:

"Esquartelada em cruz, sendo os quartéis verdes, constituídos por faixas brancas de dois módulos de largura, carregadas de sobrefaixas vermelhas de um módulo, dispostas no sentido horizontal e vertical, entrecruzando-se a uma distância de seis módulos da tralha, tendo neste ponto, brocante, um círculo branco de oito módulos de circunferência, onde o brasão municipal é aplicado."

A cruz remete ao espírito cristão dos paramirinhenses; o brasão representa o governo municipal; o círculo branco representa a própria cidade e também a eternidade, sendo o branco escolhido por simbolizar a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade; as faixas brancas carregadas de sobrefaixas vermelhas representam a irradiação do poder municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território, sendo o vermelho a cor da dedicação, amor-pátrio, aud ácia, intrepidez, coragem e os quartéis verdes representam as propriedades rurais existentes no território municipal, sendo que o verde representa a honra, civilidade, cortesia, alegria, abundância, esperança.

O brasão municipal de Paramirim, cujo autor é o mesmo da bandeira (o heraldista e vexilologista Prof. Arcinoé Antônio Peixoto de Faria), é assim descrito:

"Escudo clássico flamengo-ibérico encimado pela coroa mural de seis torres de argente e iluminada de goles. Em campo de argente posta em abismo uma cruz de goles maçanetada de doze bolotas de jalde com casculhos de sínopla e carregada do monograma IHS de jalde. Ao termo um duplo mantel de sínopla tendo em ponta um aguado de argente e ondado de sínopla e carregado por uma buzina de caça estilo boiadeiro de argente. Como apoios do escudo à destra uma haste de cana-de-açúcar e à sinistra uma haste de arroz tudo ao natural entrecruzadas em ponta e sobrep

Informação obtida de http://focadoemvoce.com/projeto-de-lei-no-5-de-12-de-julho-de-1978-brasao-bandeira-e-hino-de-paramirim/
em 22 de maio de 2020

Você sabe algo sobre este brasão e/ou bandeira que não consta acima?

Se você possui ou conhece mais informação sobre as leis deste municipio, a história e o significado de seus símbolos que ainda não constem nos tópicos acima, por favor nos informe, indicando também se deseja ter seu nome citado pela sua contribuição. Desde já, muito obrigado!