Instituições de Ensino

A questão inicial era sobre as Instituições de ensino no qual o respondente já tinha ouvido falar:

O gráfico acima revela que as instituições públicas dominam o conhecimento das pessoas, talvez o desejo de estudar em instituições públicas assim como o reconhecimento de sua reputação, apoiada também pela mídia que muitas vezes divulga apenas instituições públicas em suas reportagens sobre vestibulares.

Na questão seguinte perguntamos a quanto tempo o respondente atual profissionalmente na área de TI:

Neste gráfico verificamos a perenidade dos profissionais na área de TI. Quando se entra neste área o objetivo de crescer na maioria das vezes é alcançado e isso faz com que os profissionais se mantenham na área durante um longo prazo.

A questão seguinte mostra em qual instituição de Ensino em TI o participante já estudou, abrindo uma possibilidade de ter mais de uma ou não marcar caso não tenha estudado:

Este gráfico reflete o que foi dito acima, muitos desejam estudar em instituições públicas, mas acabam estudando em uma instituição privada. Entre as privadas, as líderes são Senac, PUC e Impacta.

Perguntamos em qual instituição o participante escolheria caso fosse iniciar em curso em 2010 e a importância que ele atribuiria a algumas questões por meio de nota de 0 a 10 para fazer a escolha da instituição:

Os estudantes estão cada vez mais preocupados com a qualificação que terão para o seu futuro do que com o valor da mensalidade, percebemos que eles se preocupam também com as instalações da instituição provando que a parte prática do curso se faz cada vez mais presente na vida dos universitários que combinam isso com a qualidade dos professores.

Em outra questão abordamos em qual das instituições o participante acredita ter a melhor qualidade de ensino, independente de ter estudado nela ou não:

Mesmo sem ter frequentado, as pessoas respondem a esta questão julgando instituições públicas como as que têm maior qualidade de ensino. No âmbito das instituições privadas, nesta pergunta, as três primeiras foram Mackenzie, Senac e FIAP.

Perfil Sócio - Econômico

Em seguida pedimos aos participantes para responderem quais eram as facilidades encontradas na residência:

Percebemos que a Internet está em quase todas as residências e que aparelhos elétricos também são muitos utilizados nas residências. Isso demonstra que o nível socioeconômico dos entrevistados é relativamente elevado (a penetração média da banda larga nos lares brasileiros é de aprox. 25%). A grande presença de automóveis fabricados a partir de 2004 também confirma este fato.

A questão seguinte pediu aos entrevistados para dizerem quais instituições eles acreditam que melhor preparam os alunos para o mercado de trabalho, independente de ter estudado nesta instituição ou não:

Novamente os profissionais de TI julgam as publicas como sendo as que melhor preparam o aluno para o mercado de trabalho, mas os percentuais são menores do que nas perguntas anteriores. Analogamente chama a atenção que nesta pergunta todas as instituições privadas obtem notas maiores.

Na questão seguinte perguntamos como a avaliação da instituição que o participante freqüenta ou freqüentou mudou em função da sua frequencia:

Percebemos que a avaliação das instituições na maioria dos casos se manteve estável, apenas uma pequena parcela diminui sua opinião a respeito da instituição. Isto indica que, de forma geral, a informação que estes profisssionais possuem antes da escolha do curso, é bastante precisa.

A questão seguinte perguntou aos respondentes quais eram as certificações que o participante conhecia:

Os percentuais deste gráfico mostram que a maioria dos alunos conhece a maioria das certificações (média superior a 4 citações).

Na sequencia, perguntamos sobre o gênero dos participantes:

Este gráfico demonstra que as pessoas que buscam a área de TI são na maioria das vezes homens. A presença femenina ainda é menor do que em outras atividades.

Perguntamos então caso o entrevistado fosse escolher uma instituição para dar inicio a uma graduação ou pós-graduação em 2010, quais seriam as três primeiras instituições que ele consideraria:

Novamente as instituições públicas aparecem na frente, porém as instituições privadas tem um bom poder de atração.

Como questão final pedimos a faixa etária de cada respondente:

A faixa etária dos respondentes demonstra que, independentemente da idade, os profissionais de TI continuam a buscar aperfeiçoar sua qualificação.