A pesquisa desenvolvida para esta tese se baseia num modelo de pesquisa educacional qualitativa.

O conteúdo é dividido em seis grandes blocos. O primeiro bloco define o problema de forma genérica, e vai concretizando a questão gradativamente. Nesse sentido, a pesquisa segue a linha Ciência-Tecnologia-Sociedade (abreviada CTS no restante do texto).

Embora o movimento educacional CTS já tenha algumas décadas de existência, as inovações didáticas que promove no conjunto da didática das Ciências e Tecnologias não perdeu validade. Pelo contrário, ainda se constitui numa das formas mais inovadoras de ensino, principalmente no que diz respeito ao ensino de tecnologia.

Após a apresentação do problema, segue uma justificativa da pesquisa, a definição de um objetivo geral e outros mais específicos. Ao trabalhar com um enfoque qualitativo, deixa de ser rigorosamente necessário estabelecer hipôteses, já que mais que estabelecer relações de causa e efeito entre variáveis, o que se pretende é a melhoria nos resultados educacionais da disciplina "Garantia de Qualidade de Software".

Embora o centro desta pesquisa seja a melhoria dos resultados educacionais por meio por meio de mudanças inovadoras no conteúdo da disciplina, não deixa de ser verdade que a melhoria no processo de software constitui em si mesmo um problema com consequencias econômicas, socias e culturais, embora neste trabalho estes sejam subordinados ao problema educacional.

Posteriormente são descritos e concretizados de forma teórica aquelas mudanças curriculares realizadas de acordo com a perspectiva CTS.

Na seção dedicada à metodologia são descritas, depois da sequencia de fases pelas quais a pesquisa passou e as caracteristicas dos alunos da disciplina, as variáveis e os instrumentos de avaliação selecionados e desenhados, segundo o caso, que respondem aos objetivos traçados. Nesse sentido, são adotadas técnicas quantitativas e qualitativas.

Finalmente, são descritos os resultados e as conclusões gerais da pesquisa, incluindo alguns aspectos de melhoria que convidam a pesquisas futuras.

Como forma de facilitar a leitura, o programa da disciplina, os trabalhos práticos e outros instrumentos didáticos são incluídos como apêndice, após as referências bibliográficas.

Clique aqui para obter o texto completo da tese em formato .pdf (982 Kb, 232 páginas)