Desde 1990, Pioneirismo e Liderança em Conhecimento
sobre e para o Mundo da Tecnologia da Informação

Este site contem 1.002 páginas, que já receberam 5.080.345 visitas

Busque no conteúdo do site:

Navegação :: Página Inicial :: Biblioteca (478) :: Papers (16)

Dissemine este conteúdo pelas redes sociais!



Siga-nos!

Compartilhe esta página!

Siga a MBI no Twitter
Siga-nos!

Efeitos Econômicos, Tecnológicos e Sociais da TV Digital no Brasil

Artigo escrito em 2005 por Jorge Chami Batista, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O governo brasileiro precisa definir que padrão de transmissão terrestre de TV digital será adotado no país. A escolha de um padrão de TV digital (TVD) para transmissão terrestre no Brasil não é tarefa simples. Uma vez definido, o padrão não pode ser modificado por um longo período, já que empresas e consumidores tomarão decisões de gastos em equipamentos e aparelhos baseados no padrão escolhido. A escolha do padrão mais adequado ao país requer, de um lado, a definição do que se deseja obter e, de outro, a análise dos efeitos tecnológicos, econômicos e sociais, sob determinadas condições legais, dos diferentes padrões possíveis. Alguns desses efeitos são intangíveis e mesmo os efeitos tangíveis são estimados com diferentes graus de incerteza.

As características desejáveis do padrão a ser escolhido podem ser listadas com certa facilidade. No entanto, freqüentemente, há trade-offs inevitáveis entre essas características, ou seja, quanto mais se busca alcançar um dos objetivos desejáveis, mais distantes ficamos de outros objetivos também desejáveis. Muitas vezes é difícil avaliar a extensão e duração desses trade-offs. Também não é sempre possível obter consenso sobre as hipóteses subjacentes a essa avaliação. Ponderar essas características ou objetivos em uma função agregada de utilidade social a ser maximizada requer também julgamentos de valores. Naturalmente, interesses setoriais específicos no Brasil e no exterior, afetados por essa definição, dão maior complexidade à economia política intrínseca a essa função de utilidade. Não são poucos os atores envolvidos e nem sempre seus interesses são convergentes.

O objetivo deste trabalho é analisar os possíveis efeitos da adoção pelo Brasil de cada um dos padrões de transmissão terrestre de TVD existentes hoje no mundo. São examinados os efeitos tecnológicos, econômicos e sociais, com foco nas diferenças entre os efeitos de cada padrão. Na Seção 2 descreve-se o que é a TVD e distingui-se entre a TVD em definição padrão e em alta definição. Na Seção 3, examinam-se as principais características tecnológicas dos diferentes padrões de TVD, discutem-se os conceitos de escala a que estão sujeitos os produtos utilizados por esses padrões e procura-se avaliar qual têm sido os efeitos de escala sobre os preços dos produtos.

Em especial, indaga-se se a alta definição vai tornar a definição padrão obsoleta e se o padrão japonês tem escala de produção. A Seção 4 analisa os possíveis efeitos econômicos da introdução da TVD no Brasil. São avaliados os efeitos sobre a indústria de áudio e vídeo e indústrias relacionadas, sobre os setores de aplicativos, telefonia e Internet, sobre a indústria de TV aberta e indústrias relacionadas e sobre o pagamento de royalties pelo país. São também discutidas algumas possibilidades de diferenciar o padrão de TVD do Brasil em relação aos padrões existentes e identificadas algumas questões que requerem maior aprofundamento analítico e ações negociadoras de governo para uma tomada de decisão mais criteriosa. A Seção 5 analisa os possíveis efeitos sociais da TVD e a Seção 6 resume as principais conclusões do trabalho. As questões de regulamentação são tratadas apenas marginalmente neste trabalho e não se define um modelo com uma função agregada explícita de utilidade social a ser maximizada.

Clique aqui para acessar o texto completo do artigo (233 Kb, 52 páginas)

Você quer saber mais, ou se manifestar?

Precisa algum detalhe adicional? Gostaria de enviar uma sugestão?
Informe-nos AGORA!

Top Links na Seção

2010/02 - Desenvolvimento da Modelagem de uma Ferramenta para gerenciar aplicações SaaS (5.796)

2009/11 - Observatório Softex - A Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI em Perspectiva (3.128)

Internacionalização e Aprendizagem - Um estudo sobre as micro e pequenas empresas da indústria de software do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) (2.401)

Perfil das Empresas Brasileiras Exportadoras de Software (1.966)

2009/12 - Big Brother Fiscal III - O Brasil na era do conhecimento (1.673)

2010/05 - Atividades de Software no Brasil: Dinâmica Concorrencial, Política Industrial e Desenvolvimento (1.607)

Enseñanza de Modelos e Estándares de Evaluación y Mejora del Proceso de Software (1.599)

Impacto da gestão nos resultados de empresas brasileiras de software (1.548)

Política Industrial para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital: Panorama Atual (FUNTTEL) (1.538)

Cooperação e aprendizado no setor de software no Brasil (1.447)

Desafios para a Indústria de Software (1.314)

Efeitos Econômicos, Tecnológicos e Sociais da TV Digital no Brasil (1.251)

Top Links no Site

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Satisfação (21.183)

Loja Virtual : Listas Nacionais : Base de Dados de Mudanças de Prefixo e DDD completa (desde 1994) (16.597)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Agricultura no Norte do Brasil (14.097)

Loja Virtual : Listas da Região Nordeste : Setor Primário: Agricultura no Nordeste do Brasil (10.914)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Concorrência (8.378)

Produtos : Geoprocessamento : Bases de Dados de Coordenadas Geográficas: layout e exemplos (7.198)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (6.815)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Satisfação dos Funcionários dos Parceiros (6.392)

Empresa : Clientes : Clientes regionais dos demais setores (6.388)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Coordenadas Geográficas da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (6.011)

Empresa : Clientes : Clientes regionais de Tecnologia da Informação (5.952)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Demanda (5.520)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Pecuária no Norte do Brasil (5.481)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de Recife para Uso Geral (5.361)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Códigos Postais da Espanha (5.043)

Loja Virtual : Livros e Relatórios : Relatório: Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing e Vendas 2010 (5.000)

Produtos : Dimensionamento de Mercado : Exemplo: Relatório de Dimensionamento (4.988)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Estudo de demanda por GED (4.802)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Oferta: Pesquisas de Mercado (4.799)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Código Postal do Brasil (CEP) - Novo e Atualizado 2011 (4.784)

Recomendações

Mapa do Site

Listagem de todas as 1.002 páginas do
site, ordenadas por:

- assuntos

- data de publicação

- número de visitas a cada página

Visitantes Online

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Editar esta página (área restrita)

1.250 visitas desde 19/05/2009

 

Acesse a tradução automática para outros idiomas

 

Accese la traducción automática para otros idiomas

 

Access the automatic translation into other languages

 
 

Arabic

 

Français

 

Lietuvu

 

Slovenscina

 
 
 

Bulgarian

 

Hellas

 

Nederlands

 

Srpski jezik

 
 
 

Català

 

Hindi

 

Nihongo

 

Suomi

 
 
 

Cesky

 

Hrvatski

 

Norsk

 

Svenska

 
 
 

Chinese

 

Indonesia

 

Polski

 

Tagalog

 
 
 

Dansk

 

Italiano

 

Português

 

Taiwanese

 
 
 

Deutsch

 

Ivrit

 

Romana

 

Tieng Viet

 
 
 

English

 

Korean

 

Russia

 

Ukrayins'ka

 
 
 

Español

 

Latviesu

 

Slovencina

 

 

 
 

Este website © 1997-2012 MBI Ltda. Todos os direitos reservados. Visual original desenvolvido por Verts Comunicação.

Algumas marcas citadas são de propriedade de terceiros. Veja aqui as condições de uso das Informações contidas neste site.

Recomendamos usar resolução de vídeo de 1024 x 768 ou superior para visualizar este site.