"Compreender o cenário é fundamental para podermos trabalhar melhor"

A Associação das Empresas Brasileiras de TI (Assespro) e a Federação Ibero-Americana das Entidades de TI (ALETI) estão realizando a 2ª edição do Censo das Empresas de Tecnologia da Informação. A iniciativa surgiu a partir da demanda do setor em gerar indicadores precisos sobre a área. O mapeamento tem como objetivo levantar dados para formar uma grande cadeia do setor de TI, que subsidiará políticas públicas eficientes, além de gerar oportunidades de cooperação entre as empresas participantes. O censo acontece simultaneamente na América Latina, Caribe, Portugal e Espanha.

Todas as empresas brasileiras podem participar da pesquisa preenchendo, até o dia 20 de outubro, o questionário disponível no site da Assespro. O censo aborda temas como distribuição geográfica das empresas, oferta de produtos e serviços, tecnologias adotadas, perfil dos clientes, recursos humanos, modelos de negócio, atividades internacionais e exportação, entre outros. As informações individuais oferecidas têm sigilo garantido pelas empresas apoiadoras - SurveyMonkey e MBI.

Os resultados serão apresentados durante a Cúpula Mundial de Políticas Públicas de TI (GPATS 2013), realizado pela Assespro Nacional em parceria com a WITSA, que acontece em novembro de 2013, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

"Compreender o cenário das empresas brasileiras de tecnologia é fundamental para podermos trabalhar melhor sobre as demandas e as necessidades deste mercado. É preciso conhecer para aprimorar. Acreditamos que através de uma visão mais detalhada sobre os comportamentos, as competências e as características do segmento de TI, poderemos traduzir em números precisos este setor. Com estes indicadores em mãos, temos a convicção que torna-se mais palpável o caminho para transformar os números em ações efetivas que poderão elevar o nível de competitividade das empresas nacionais de TI", explica Márcio Braga, presidente da ASSESPRO-CE.

Publicado originalmente em
http://www.cnews.com.br/business/noticias/43599/censo_mapeia_setores_de_ti_na_america_latina