Em 2012, a Assespro Nacional lançou, de forma pioneira, o Censo do Setor de TI no Brasil.

Neste ano de 2013, o Censo está sendo ampliado para outros países da América Latina, por meio da ALETI – Federação Ibero-Americana das Entidades de TI, com a participação de mais de vinte entidades de toda a região. Adicionalmente, já iniciamos ações para que ele se torne uma iniciativa global, por meio da WITSA – Federação Mundial das Entidades de TI.

Por isso, participe AGORA acessando http://www.mbi.com.br/mbi/contatos/questionarios/2013-censo-aleti/ ou http://assespro.org.br/biblioteca/dados-mercado/2013-censo-aleti-do-setor-de-tic/

Devemos lembrar que esta iniciativa nasceu no Conselho de Administração da Assespro, composto pelos presidentes das quinze Regionais da Assespro, durante o Planejamento Estratégico desenvolvido no final do ano de 2010.

Esta iniciativa tem por objetivo inicial dispormos de informações precisas sobre o Setor de TI. Os resultados anteriores, além da grande repercussão na imprensa, foram apresentados em diversos eventos realizados no Brasil e no Exterior. Mais, os resultados já despertaram o interesse das Nações Unidas, e outros organismos internacionais.

Nesta edição de 2013 também estamos ampliando os benefícios na participação: além da contribuição à geração de indicadores em profundidade sobre o Setor de TI, a participação da sua empresa redundará na possibilidade de ofertar seus produtos e serviços no portal de oportunidades de negócios que substituirá o atual Catálogo de Software (lançado em 2007, com o apoio do SEBRAE). Ele será transformado num portal de produtos e serviços de TI, com alcance internacional.

Por isso, é de extrema importância e a atenção de todos os membros do setor na divulgação, participação e preenchimento das informações para que os resultados sejam verdadeiramente significativos, e possam resultar em benefícios efetivos para as empresas participantes. Os temas cobertos pelo questionário abrangem todos os aspectos das empresas de nosso setor, e foram trabalhadas, sob a liderança da Assespro Nacional, não apenas com as regionais, mas com as outras vinte entidades de dezoito países que conformam a ALETI.

Estes são os temas cobertos pelo questionário:

- Dados demográficos (incluindo ano de fundação, localização geográfica de matriz e filiais, porte aproximado)

- Avaliação detalhada das atividades de TI oferecidas ao mercado

- Recursos Humanos: porte das equipes, nível de formação, rotatividade, ociosidade e demanda reprimida

- Perfil dos clientes, por atividade econômica e porte

- Plataformas tecnológicas que sustentam o faturamento das empresas de TI

- Modelos de negócios recorrentes vs vendas sob encomenda

- Volume, destino e canais usados em exportações

- Certificações Empresariais, Planejamento, Proteção da Propriedade Intelectual

- Participação das empresas em entidades do terceiro setor

- Joint ventures, alianças estratégicas e comportamento das empresas frente à inovação

- Áreas de ação/interesse em projetos de pesquisa e desenvolvimento

- Fontes de capital financeiro e evolução econômica

A participação no Censo é aberta a todas as entidades e empresas do setor de Tecnologia da Informação na América Latina, Espanha e Portugal, vinculadas ou não à Assespro e demais entidades membro da ALETI, sem qualquer limitação de porte, tecnologia ou localização, e sem qualquer necessidade de cadastro e/ou autorização prévia. Se possível, agradeceremos se puder incentivar outras empresas do setor de TI que sejam de seu relacionamento a participarem também.

Por isso, reiteramos: participe AGORA acessando

http://www.mbi.com.br/mbi/contatos/questionarios/2013-censo-aleti/ ou http://assespro.org.br/biblioteca/dados-mercado/2013-censo-aleti-do-setor-de-tic/

A base de dados acessada a partir de ambas páginas é a mesma. Adicionalmente, essas páginas disponibilizam, além do questionário para preenchimento online, a possibilidade de efetuar o download do mesmo (http://www.mbi.com.br/mbi/contatos/questionarios/2013-censo-aleti/censo-aleti-2013-brasil.pdf), o que viabiliza a coleta das respostas dentro da sua empresa antes do preenchimento dos dados online (se isso for necessário, claro). Ainda em relação ao questionário e os dados, vale observar que:

- O tempo total estimado para o preenchimento do questionário é de apenas vinte minutos.

- As informações individuais tem seu sigilo garantido pelas empresas apoiadoras (SurveyMonkey e MBI), com o aval da Assespro Nacional, ALETI e demais entidades empresariais de TI da região ibero-americana.

- Sua empresa terá acesso privilegiado aos resultados, como contra-partida pela participação.

- O prazo máximo para participação, inadiável, é o domingo 20 de outubro de 2013.

Por meio desta iniciativa conjunta da Assespro com as demais entidades de TI da região, pretendemos não apenas continuar a dispor de dados em profundidade sobre o Setor de TI, mas permitir a avaliação comparativa com outros países, de forma a desenvolver ações efetivas e políticas públicas que possam ir cada vez mais ao encontro das necessidades e características efetivas das nossas empresas.

Diante disso, agradeço antecipadamente a sua colaboração no preenchimento dos dados relativos a sua empresa e na possível divulgação a outras empresas do setor.

Cordialmente,
Roberto C. Mayer
Vice-Presidente – Assespro Nacional
Presidente – ALETI

Publicado originalmente em
http://ndsmarilia.wordpress.com/2013/10/02/participe-edicao-2013-do-censo-do-setor-de-ti-agora-internacionalizado/