Associada à Assespro-SP desde março de 2000,  a MBI destaca-se entre as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) pelo uso de recursos tecnológicos com a finalidade de administrar informações de mercado. A companhia tem como foco a geração de informações sobre e para o mercado de TIC, incluindo os diferentes públicos:  fornecedores globais de TI e os ecossistemas de distribuidores, revendas e prestadores de serviços, passando pelos consumidores corporativos de tecnologia e o mercado SMB (médias e pequenas empresas), até os consumidores finais.

"Iniciamos as operações em 1990, quando as informações do setor de TI foram utilizadas por nossa equipe interna para a comercialização de ferramentas de software. Entretanto, identificamos a inexistência de informações este mercado. Foi assim que, em muito pouco tempo, a MBI foi demandada por outras companhias, fornecedoras de produtos e serviços de TI, a disponibilizar informações setoriais. Desde então, a companhia passou a acumular também informações de interesse destes clientes", afirma Roberto Carlos Mayer, fundador e diretor da MBI.

Em 1993, a MBI passou a sistematizar algumas informações e publicá-las, na forma de relatórios, com estatísticas do mercado de TI, como o "Brasil Software" e "Brasil Infocorp". “Esta série de relatórios foi substituída pelo produto on-line IT@Brasil, em 2003 (também já descontinuada) e, mais recentemente (final de 2008), pela família de produtos monIThor, que permite a cada cliente monitorar o mercado de interesse de forma detalhada”, revela o diretor.

Entre os serviços prestados para empresas nacionais e multinacionais, de todos os segmentos e portes, estão: Construção de bases de Dados do Mercado; Diagnóstico das Práticas de Marketing e Vendas; Dimensionamento de Mercado do cliente; Geoprocessamento de Bases de Dados de Códigos Postais; Listas Telefônicas das cidades do Brasil; Manutenção das bases de dados, com níveis de atualização pré-definidos; Monitoramento de Mercado; e Pesquisa de Concorrência.

"Todos os nossos serviços são, na verdade, caminhos para que uma companhia desempenhe o melhor para a sobrevivência e manutenção dos serviços frente à concorrência. Fazemos desde a pré-análise do mercado dessa instituição, mostrando e pontuando o que deve ser levado em consideração, desde questões como investimentos até divisões de áreas estratégicas para a atuação", analisa Mayer.

A MBI possui clientes no Brasil, na América Latina e, desde 2003, iniciou os primeiros estudos em outros continentes. Além da América Latina, a MBI já desenvolveu projetos de pesquisa nos Estados Unidos da América, Espanha e Portugal. A base de dados da empresa também já dispõe de informações sobre a Austrália e a Nova Zelândia. A carteira de clientes inclui companhias de todos os portes, desde pequenas empresas locais até grandes multinacionais do setor.