Reconhecida como a mais antiga entidade empresarial do setor tecnológico no Brasil, a Assespro - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, está lançando o Censo Nacional do Setor de TI, com o apoio operacional da MBI, empresa especializada em temas relacionados à inteligência sobre o setor.

Segundo Luís Mário Luchetta, presidente da Assespro Nacional, em comunicado oficial, existe uma "ansiedade por dados precisos do potencial que representamos". Por esse motivo, a Softex - Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro, e a Apeti apoiam a iniciativa. "Já realizamos pesquisa semelhante em Rio Preto e foi extremamente importante para as conquistas que se seguiram a partir de então", relembra Gilberto Peres Mariano, diretor de Relações Institucionais da Apeti.

"Os temas cobertos pelo questionário abrangem todos os aspectos das empresas de nosso setor, e foram trabalhados, sob a liderança da Assespro Nacional, com todas as Regionais ao longo de 2011", comenta Luchetta. São perguntas sobre dados básicos estruturais, atividades, volume de colaboradores, perfil de clientes, tecnologias utilizadas, entre outros. Os idealizadores garantem que o tempo de resposta não deve ultrapassar mais do que quinze minutos.

No site da MBI (www.mbi.com.br/mbi/contatos/questionarios/2012-censo-assespro-setor-ti/) estão disponibilizados o formulário onsite e uma versão em PDF. As empresas que preencherem o questionário terão acesso privilegiado aos resultados, como contra-partida pela participação. As informações individuais terão seu sigilo garantido pela MBI e Assespro.

Texto: Edson Goulart

Originalmente publicado em
http://www.apeti.org.br/noticias/assespro-promove-censo-do-setor-de-ti