Clique aqui para acessar o resultado completo desta pesquisa!

De acordo com pesquisa realizada pela MBI a pedido do Grupo Educacional Impacta Tecnologia, Google Android e Apple estão no topo com 64% e 63%, respectivamente.

Na sequência aparecem Windows Mobile (36%), Blackberry (25%) e Java MicroEdition (12%). Outras plataformas como Symbian, webOS e Palm aparecem em porcentagem muito baixa (5%). Esses números indicam, aponta o estudo, que o mercado de dispositivos móveis está passando por uma primeira onda de substituição de aparelhos e aplicativos mais antigos, por outros mais modernos.

A pesquisa, realizada em setembro de 2011, contou com 122 participantes de 114 empresas diferentes, e teve como público-alvo profissionais de TI e executivos da área de tecnologia que atuam em grandes e médias empresas usuárias de TI e/ou do próprio setor de TI.

Clique aqui para acessar o resultado completo desta pesquisa!

Em relação ao uso efetivo nas empresas, o levantamento aponta que iPads e iPhones têm a liderança com 39%. Em seguida vêm aparelhos Windows Mobile, com 37%, e smartphones BlackBerry, com 33%.

O levantamento indica ainda que, em cerca de 12% das empresas, os dispositivos estão ao alcance de 90% ou mais dos usuários – independentemente de terem sido adquiridos pelos próprios funcionários ou pelas companhias. Esse fato indica grande oportunidade de penetração das fabricantes de dispositivos móveis, aponta o estudo.

Clique aqui para acessar o resultado completo desta pesquisa!