O setor pernambucano de tecnologia da informação e comunicação (TIC) tem ganhado bastante visibilidade dentro do cenário nacional. A economia de TIC é percebida como uma alternativa de crescimento diferenciado na área de serviços tecnológicos no estado. Agora a expectativa é ganhar uma fatia do mercado internacional. Para isso, o passo inicial já foi dado por duas empresas do Porto Digital. A embarcada Bisa Tecnologia de Informação e a incubada Portal do Locador. Ambas foram selecionadas para participar do IV Fórum de Negócios Business de TIC em Sevilha na Espanha, que aconteceu na quarta e quinta feira da semana passada.

Do Brasil, apenas três empresas foram selecionadas, além das duas de Pernambuco, a MBI de São Paulo também participou. O objetivo do fórum é reunir empresas de TI de vários países. “É uma ótima oportunidade de agregar produtos e serviços a serem utilizados nacionalmente e no exterior. É preciso participar de missões internacionais para que possamos observar o comportamento do mercado e visar possíveis parcerias”, explica o diretor da Bisa, Gerino Xavier, que foi representando a empresa. Está é a segunda vez que a Bisa marca presença no fórum.

Na opinião do diretor do Portal do Locador e também sócio da Bisa, Ronaldo Barros, as parcerias farão todo o diferencial. “Estamos identificando empresas de outros países que tenham produtos complementares aos nossos para dessa maneira integrá-los. Depois que isso acontecer eles poderão ser comercializados no Brasil e em outros países gerando receitas para o nosso país”, informa o diretor que foi representando a incubada.

A Bisa tecnologia andou chamando tanta atenção lá for a que fez bons contatos com empresas da Espanha e de Portugal. “Uma fábrica de computadoras espanhola, a Tecnoservice ficou muito interessada em abrir uma unidade no Brasil e outras duas reuniões estão agendadas para detalhar melhor a operação”, conta Barros. Em relação ao Portal do Locador, “futuramente poderemos ter um sócio espanhol”, finaliza Barros.

Por Amanda Nóbrega, do Diario de Pernambuco

Republicado a partir de
http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110415105112