Ainda segundo a pesquisa, o país abriga cerca de 220 mil desenvolvedores trabalhando dentro de grandes empresas, a maioria deles certificados. Esse cenário motivou um grupo de profissionais a realizar, no Rio de Janeiro, o DevinRio 2010, evento que movimenta as comunidades de desenvolvimento de software levando ao público o que há de melhor em boas práticas. Em sua segunda edição, o DevinRio promete repetir o sucesso registrado em 2009, quando recebeu mais de 450 pessoas de todos os cantos do país.

Marcado para o dia 09 de outubro, no Windsor Guanabara Hotel (Centro do Rio de Janeiro), o DevinRio 2010 tem o apoio da Hostnet e contará com nomes de peso do mercado de programação como Fábio Akita, um dos mais ativos evangelistas de Ruby on Rails (framework de desenvolvimento web gratuito e de código aberto) da América Latina, que falará sobres as últimas novidades do “mundo ruby” e Guilherme Chapiewski, Gerente de Engenharia de software no Yahoo! Inc., onde é responsável técnico por um time focado em inovação e desenvolvimento de novos produtos, dentre outros não menos importantes.

O evento contará ainda com sessões de open spaces e palestras surpresas, que mostrarão o lado empreendedor dos desenvolvedores de software.

Organizado este ano pelo grupo do #horaextra (www.horaextra.org), uma comunidade que nasceu em 2008 com o objetivo de discutir assuntos interessantes e atuais e que já conta com a participação de pessoas de outros estados e países, o DevinRio 2010 está preparado para receber 500 pessoas. Sylvestre Mergulhão, um dos realizadores, espera a presença em peso das comunidades de desenvolvimento carioca, já que, segundo ele, existe um grande mercado no Rio de Janeiro. “Hoje já é possível encontrar empresas que realmente tratam o desenvolvimento de software com a atenção e o carinho que deve ser tratado, diferente do cenário de há dois ou três anos. Isso está acontecendo no Rio, mas as mudanças podem ser sentidas em todo o país”.

Para Mergulhão, se cada participante levar um pouco do que aprendeu para melhorar o seu dia-a-dia no trabalho e conseguir mostrar na empresa o quanto aquilo é importante, o DevinRio já terá valido a pena. “Queremos plantar sementes nos desenvolvedores para que eles levem essas práticas para as empresas em que trabalham”.