Desde 1990, Pioneirismo e Liderança em Conhecimento sobre e para o Mundo da Tecnologia da Informação e das Comunicações

 

Página Inicial Biblioteca (973) Na Imprensa (186)
2009/04/23 - Convergência Digital

 

2009/04/23 - Convergência Digital

Notícia publicada no portal "Convergência Digital" na edição de 23/04/2009:  "Pesquisa aponta destinos de profissionais brasileiros no exterior"

Pesquisa aponta destinos de profissionais brasileiros no exterior

Uma pesquisa realizada pela MBI, empresa focada na geração de informações sobre e para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), aponta o crescimento no movimento de contratação de profissionais brasileiros especializados em TI por empresas do exterior. Encomendado pela Impacta Tecnologia, o levantamento ouviu cem profissionais em cem empresas de médio e grande porte, escolhidas aleatoriamente para traçar um comprativo desse mercado entre os anos de 2003 e 2009.

Entre os resultados encontrados, a pesquisa indica que subiu de 23% para 53% o número de pessoas que conhecem algum profissional que foi trabalhar fora do Brasil. Estados Unidos, com 50%, e Canadá, com 18%, continuam sendo o principal destino dos brasileiros, seguidos por Espanha (12%).

Em relação ao meio pelo qual conseguiram o emprego no exterior, 26% dos profissionais foram procurados por headhunters ou empresas de recrutamento no Brasil, e 21% pelas empresas estrangeiras. Apenas 20% enviaram currículo com interesse em trabalhar em outro país.

Segundo a pesquisa, 17% das empresas estimam que estes profissionais retornarão em até três anos, e o mesmo percentual acredita num prazo de até dez anos.
 
De acordo com Rodolfo Ohl, diretor do MonsterBrasil.com, subsidiária do Monster, empresas do Canadá, dos Estados Unidos e da Europa têm recrutado profissionais fora de seus países e o Brasil é uma das fontes. "Recentemente, tivemos o anúncio de uma vaga da Microsoft para desenvolvedor de Software para trabalhar na Irlanda", exemplifica o executivo.
 
Considerando o que leva as pessoas a quererem trabalhar fora do país, foram avaliados os seguintes fatores: possibilidade de ganhos maiores, realização de estudos, conhecimento de outras culturas e segurança pública. Considerando notas de zero a dez, a pesquisa de 2003 mostrou que o motivo principal era a realização de estudos, com média de 8,8. Na seqüência, a possibilidade de ganhos maiores, com nota de 8,4.

Já em 2009, a busca por uma remuneração maior aparece no topo da lista, com 64% de votos, enquanto que oportunidade de crescimento está em segundo lugar, com 58%.

Outro aspecto levantado diz respeito ao convite para trabalhar no exterior. Comparando os dados de 2003 e 2009, o número de profissionais predispostos a emigrar não foi tão diferente, mas a quantidade de pessoas que descartam a hipótese de trabalhar no exterior subiu de 3% para 11%.

Entre os profissionais das empresas selecionadas que foram entrevistados, 87% ainda não trabalharam no exterior. Dos 13% que já tiveram alguma experiência em outros países a maior parte retornou ao Brasil por não terem seus contratos renovados.

O mercado de trabalho no Brasil

Referente à quantidade de contratação de profissionais de informática nas empresas no Brasil, houve um aumento de movimento nas empresas de médio e grande porte. 19% das equipes têm de um a três anos, mas a maioria das equipes de TI nas empresas foi formada há mais de cinco anos.

Quanto ao número de profissionais que saíram da empresa no último ano, a pesquisa mostra que metade dos profissionais estão se mantendo por menos tempo nas empresas - de um a três anos no máximo. Em 2003 a porcentagem dos profissionais com até três anos de casa era de 21%.

A forma mais utilizada pelas empresas para recrutar profissionais de TI no Brasil é a indicação. segundo a pesquisa, 64% das companhias preferem contratar pessoas indicadas por colegas da própria companhia. Os sites especializados em currículos aparecem como segunda opção, com 49%. Quando questionadas se algum desses profissionais foi contratado de fora do Brasil, 93% responderam que não.

"Essa pesquisa demonstra claramente o potencial do Brasil enquanto exportador de mão-de-obra especializada em TI e também a capacidade do país, ainda pouco explorada, de formar novos profissionais no segmento", avalia Célio Antunes, presidente do Grupo Impacta Tecnologia.

Conteúdo republicado a partir de
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18555&sid=46

Você quer saber mais, ou se manifestar?

Precisa algum detalhe adicional? Gostaria de enviar uma sugestão?
Informe-nos AGORA!

 

 

 

753 pessoas viram isto

 

Acesse a tradução automática para outros idiomas

 

Accese la traducción automática para otros idiomas

 

Access the automatic translation into other languages

 
 

Arabic

 

Français

 

Lietuvu

 

Slovenscina

 
 
 

Bulgarian

 

Hellas

 

Nederlands

 

Srpski jezik

 
 
 

Català

 

Hindi

 

Nihongo

 

Suomi

 
 
 

Cesky

 

Hrvatski

 

Norsk

 

Svenska

 
 
 

Chinese

 

Indonesia

 

Polski

 

Tagalog

 
 
 

Dansk

 

Italiano

 

Português

 

Taiwanese

 
 
 

Deutsch

 

Ivrit

 

Romana

 

Tieng Viet

 
 
 

English

 

Korean

 

Russia

 

Ukrayins'ka

 
 
 

Español

 

Latviesu

 

Slovencina

 

 

 
 

Este website © 1997-2013 MBI Ltda. Todos os direitos reservados. Visual original desenvolvido por Verts Comunicação.

Algumas marcas citadas são de propriedade de terceiros. Veja aqui as condições de uso das Informações contidas neste site.

Recomendamos usar resolução de vídeo de 1024 x 768 ou superior para visualizar este site.

Conteúdo gerado em 00:00:00.0156250 segundos