Pesquisa: mais brasileiros fazem carreira em tecnologia no exterior

São Paulo - Estudo realizado com 100 empresas do setor indica que 53% das companhias tiveram contato com profissionais que foram trabalhar fora do País.

De acordo com pesquisa encomendada pela Impacta Tecnologia e realizada pela MBI, os profissionais brasileiros de tecnologia da informação estão indo trabalhar mais no exterior. O estudo, que entrevista 100 empresas de médio e grande porte anualmente, mostra que 53% delas tiveram contato com profissionais que saíram do Brasil em 2009. O índice registrado em 2003 foi 23%.

Dos países preferidos pelos profissionais que foram para fora, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, com 50%. Canadá (18%) e Espanha (12%) vêm em seguida.

Dentre os profissionais recrutados para trabalhar no Brasil, 26% foram encontrados por headhunters de companhias de recrutamento no Brasil e 21% pelas próprias empresas do exterior. Apenas 20% enviaram currículo com interesse em trabalhar em outro país.

Os principais fatores que contribuem para que os profissionais optem por fazer carreira fora do Brasil são maior remuneração - no topo da lista -, com 64% dos votos, seguida de oportunidade de crescimento, com 58%. O número de profissionais com disposição para emigrar não variou, mas a quantidade de pessoas que descartam a hipótese subiu de 3% para 11%.

Do total de profissionais ouvidos nas 100 empresas selecionadas, 87% deles ainda não trabalharam no exterior. Os demais 13% já tiveram alguma experiência em outros países. A maioria destes retornou por não terem seus contratos renovados.

--- 

Conteúdo republicado a partir de
http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/04/22/pesquisa-mais-brasileiros-fazem-carreira-em-tecnologia-no-exterior

Conteúdo republicado também em http://idgnow.uol.com.br/carreira/2009/04/23/carreira-fora-do-pais-torna-se-mais-frequente-entre-brasileiros/

Conteúdo republicado também em http://cio.uol.com.br/carreira/2009/04/22/gestores-de-ti-brasileiros-buscam-crescimento-profissional-no-exterior/?searchterm=MBI