Empresa investe em Planejamento de Carreira e Aprimoramento Pessoal

O estudo “Perspectiva do Investimento no Profissional de TI“, realizado pela MBI, empresa responsável por pesquisas sobre o setor, revelou que mais da metade das empresas brasileiras não têm planejamento de carreira para profissionais de tecnologia da informação. Este percentual chega a 58,9% das pesquisadas. Essa falta de preocupação por parte das empresas contribui para desestabilizar o mercado em momentos de transição de tecnologias ou mesmo para o profissional que busca novos mercados.

Entretanto, a gestão de pessoas, em falha na maioria das instituições, como registrado nesta pesquisa, é um dos diferenciais da Invit, empresa de consultoria e projetos de TI, com sede em Uberlândia (MG) e atuação em diversas capitais. Desde o momento do processo seletivo é realizado um trabalho particular para despertar no candidato um esforço contínuo de melhoria em direção aos seus objetivos pessoais e profissionais.

“Na Invit temos um cuidado especial com o desenvolvimento do associado, aqui levamos os sonhos pessoais e profissionais a sério. Pois não podemos esquecer que as pessoas além de trabalhar, possuem outros desejos como ter filhos, viajar, comprar seus carros, entre outros para a sua realização. Por isso, desde a contratação, buscamos conhecer os objetivos e metas de cada funcionário, traçamos um plano para que ele atinja seus objetivos em sua caminhada conosco”, explica André Sampaio, gerente de desenvolvimento organizacional da Invit.

Ações

Para o aprimoramento pessoal, a empresa estimula constantemente o funcionário a vencer os desafios que possam vir a interferir na profissão. Desta forma, as duas partes se desenvolvem em harmonia.

“Tivemos um caso em que planejamos o desenvolvimento da carreira de uma funcionária de forma que ela pudesse ter filhos sem acarretar qualquer prejuízo profissional. Vinculamos a maturidade e a importância da maternidade para a mulher com o desenvolvimento de um perfil gerencial tão carente nesse ramo de atividade (TI)”, relembra.

Entre as ações realizadas para o desenvolvimento pessoal a empresa incentiva o autoconhecimento, através de subsídios em cursos nesse sentido. “Mais do que um profissional capacitado tecnicamente, queremos também seres humanos completos”, acrescenta Sampaio.

Diante de todas estas oportunidades oferecidas aos profissionais, a empresa percebe o desenvolvimento e comprometimento destes funcionários com o trabalho. “Temos o prazer em dar promoções merecidas. Através do desenvolvimento das carreiras promovemos maior senioridade na empresa, maiores possibilidades de atuação e ainda temos pessoas mais satisfeitas no trabalho, dispostas a serem multiplicadoras”, finaliza.

Pesquisa

A pesquisa, realizada com 180 profissionais de TI de cargos de média gerência e subordinados, entre agosto e setembro de 2008, detectou um perfil do profissional de TI com boa qualificação no mercado nacional, em que 45% deles possuem pós-graduação em informática ou administração e alto grau de experiência. A maioria - 65% - têm entre 11 e 30 anos de mercado, e 34,4% falam inglês fluente.

Conteúdo republicado a partir de
http://redeenergia.org/produtos-e-empresas/empresa-investe-em-planejamento-de-carreira-e-aprimoramento-pessoal/