ITIL: 58% das empresas já adotam

Pesquisa encomendada pelo ITSMF Brasil - capítulo brasileiro do fórum internacional que desenvolve e promove as melhores práticas em TI por meio da disseminação do padrão ITIL - aponta que 58% das empresas que atuam no país já adotaram o modelo ITIL - Biblioteca de Infra-estrutura de TI.

O estudo, realizado com cerca de 160 CIOs, diretores e gerentes de TI de grandes empresas que contam com investimentos significativos em tecnologia, foi conduzido pela MBI, empresa brasileira de pesquisa e análise de dados especializada em informações sobre o mercado de TI na América Latina.

Os resultados mostram a tendência de crescimento da adoção das Melhores Práticas de ITSM (gerenciamento de serviços de TI) por parte das empresas brasileiras. Há dois anos, apenas 18% das companhias já trabalhavam com algum tipo de gerenciamento de suas operações de TI. “O ITIL deixou de ser para poucos. Só nos dois últimos anos, 49% das empresas definiram um programa de melhoria de sua infra-estrutura de tecnologia'”, comenta Sérgio Rubinato, vice-presidente do ITSMF Brasil.

De acordo com 67% dos CIOs e diretores de tecnologia entrevistados, suas empresas possuem projetos baseados em ITIL já aprovados e com orçamento definido para serem executados nos próximos dois anos. ''A grande mudança para o próximo biênio será, sem dúvida, o planejamento na implantação das melhores práticas. Já conscientes de que a ITIL é necessária, as empresas agora estudam qual a melhor maneira de encarar esse desafio formalmente'', comenta Rubinato.

Motivações

O estudo identificou também as principais motivações que levam as empresas a adotarem um programa de gerenciamento de sua infra-estrutura de TI. Entre elas estão o alinhamento de TI com a estratégia global da empresa, a melhora na eficiência dos serviços prestados pela área de tecnologia e a preocupação com o nível de satisfação dos usuários em relação a esses serviços. "Percebe-se que, entre as principais motivações assinaladas pelos CIOs, nenhuma se relaciona com melhorias no aspecto técnico, são todas questões estratégicas e de negócio da companhia", destaca Roberto Mayer, diretor da MBI.

Foram apontados ainda os principais indicadores afetados positivamente após as melhorias nas operações de TI das empresas: tempo de resposta a incidentes, nível de satisfação dos usuários e alinhamento de TI com os negócios. Esses resultados, segundo os entrevistados, geraram avanços significativos e redução de custos nos processos de TI e contribuíram para a melhoria da imagem da área de tecnologia junto aos executivos da companhia.

Poucos têm estratégia formal

Embora a disseminação das melhores práticas tenha se acentuado nos últimos anos, ainda são poucas as empresas que desenvolvem uma estratégia formal de adoção da ITIL. Segundo o levantamento da MBI, apenas 20% das companhias entrevistadas possuem um projeto formal e 19% usam software desenvolvido especificamente para dar suporte às disciplinas ITIL dentro da empresa. Como conseqüência dessa informalidade, a pesquisa apontou que, em 53% das empresas, a disseminação do conhecimento sobre ITIL junto aos executivos de TI foi considerada lenta ou nula nos últimos doze meses. A lentidão explica-se pelas dificuldades na implantação, como a complexidade do processo, a restrição de recursos e os problemas de adaptação do modelo às necessidades específicas da empresa, citadas com as principais barreiras.

 

Conteúdo republicado a partir de http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=13262

Conteúdo republicado também em http://www.abes.org.br/templ3.aspx?id=290&sub=166