Happy hour da inovação

Encontro de networking será no dia 19 de setembro

O Happy hour da inovação é um evento presencial que vem evoluindo há dois anos. As reuniões ocorrem mensalmente em locais diferentes da cidade de São Paulo e promovem um concorrido networking entre os participantes, agora, intercaladas por edições que acrescentam conhecimento por meio de mini-palestras. A rede social que apóia o evento usa a inteligência colaborativa para criar uma verdadeira Comunidade da Inovação. O próximo evento será realizado na Zona Sul (clique aqui e saiba como participar).

Com 21 anos de experiência em comunicação voltada à Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TICs) e diretamente ligada ao lançamento das principais inovações tecnológicas no país, achei que era hora de lançar um olhar holístico sobre a modernidade do mundo corporativo.

Esse objetivo aliado à percepção de uma tendência à informalidade do brasileiro fez com que eu organizasse um primeiro encontro de executivos e empreendedores num fim de tarde na Vila Madalena, em julho de 2004, que chamei de Happy hour da inovação. A intenção era criar uma rede social inteligente que pudesse reunir os principais interessados em promover a inovação no país e fazer com que tivesse uma preocupação permanente com a sustentabilidade e a geração de oportunidades de trabalho e negócios.

Com o sucesso do primeiro happy hour, que se destacou por uma vivacidade no relacionamento entre os convidados, a maioria, desconhecidos entre si, aos poucos fui tecendo a minha rede. A visão estratégica de que o tema “inovação” iria ter um lugar de destaque nas mentes que se ocupam do desenvolvimento do mundo corporativo, aliada à vivência profissional, como jornalista e empreendedora da HARTZ, foram essenciais. Da mesma forma contribui o uso adequado de novas tecnologias, como o e-mail marketing para os convites e mensagens motivadoras gravadas em MP3, que são agregadas a eles e os transformam em podcast mails, e o website da Comunidade da Inovação, criado para apoiar o projeto (ver abaixo).

Inteligência colaborativa

Mas é necessário destacar, particularmente, a colaboração dos apoiadores, como a Câmara-e.net e as empresas Avatar Interactive, Casa da Photo, Do It Now, Fractals, Holos, InGlobo, Inspirit, MBI, Relacionamento à Mesa e muitos outros. Sem eles, o que era uma boa idéia, não se concretizaria. A prática da colaboração evoluiu para o compartilhamento de uma iniciativa de comunicação e sustentou os apoios que possibilitaram ampliar gradativamente o networking e, recentemente, acrescentar com sucesso o conhecimento por meio de mini-palestras que estão sendo intercaladas às edições mensais. A primeira delas foi realizada em agosto, com a palestra interativa “Inovação e competitividade”, ministrada pela consultora, palestrante e especialista na orientação de processos de inovação em grandes e pequenas empresas Gisela Kassoy.

A inteligência colaborativa que orienta os participantes do encontro e seus apoiadores também permitiu ampliar a nossa rede social, tornando-a multissetorial e interdisciplinar e consolidar, assim, o formato inovador do Happy hour da inovação. Sua aplicação sustenta a criação de uma Comunidade da Inovação, em gestação, por diversos meios, privilegiando sempre o fator humano que, em nosso entender, encontra-se acima das ferramentas, de inegável valor.

Aliam-se, ainda, a motivação dos participantes para tornar única e especial a vivência em cada uma das edições do Happy hour da inovação e a preocupação da promotora em buscar sempre novos lugares que possam proporcionar um ambiente adequado e de qualidade aos convidados. A informalidade dos eventos exclusivamente de networking permite manter a diversidade de interesses dos participantes da rede, de seus padrões de consumo e de comportamento.

Centenas de participantes de cadeias de inovação, empreendedores com visão holística e social, executivos e formadores de opinião em geral vêm aprovando a nossa iniciativa. Participe você também: informe-se como participar do próximo evento, no dia 16 de setembro, via www.comunidadedainovacao.com.br

Maiores informações sobre o evento você encontra em
http://www.hartz.com.br/especial_detalhe.php?id=613