México é o maior cliente de software brasileiro
O México é o principal país comprador de software e serviços de tecnologia da informação brasileiros, respondendo por 33,32% das vendas externas do País em 2004. Em cifras, a representatividade mexicana atingiu 78,3 milhões de dólares, dos 235 milhões exportados. Na seqüência, mas distantes do primeiro colocado, aparecem Estados Unidos com 43,1 milhões de dólares - participação de 18,34% - Espanha, com 20,9 milhões (8,89%) e Alemanha, com 20 milhões de dólares e participação de 8,51% nas vendas brasileiras. Entre os dez primeiros colocados também estão Equador, Portugal, Austrália e Índia.
As informações foram reveladas pelo estudo da consultoria MBI em parceria com entidades como Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet de São Paulo (Assespro) e do Instituto de Tecnologia de Software de São Paulo (ITS).
Das 3.265 empresas de software, apenas 2,1% delas - ou 71 companhias - exportaram seus produtos ou serviços em 2004. m média, cada empresa exportadora fornece para dois países. Os Estados Unidos constituem a localidade com o maior número de fornecedores brasileiros: 26 empresas. Na seqüência aparece o México, com 15.
O levantamento mostra ainda que 46% das empresas que exportam conseguiram realizar até 10% de suas vendas a partir de escritórios no Brasil. Entre as empresas que possuem bases no exterior, 16% conseguiram atingir essa marca.
Conteúdo republicado a partir de
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2005/06/09/idgnoticia.2006-03-0289544470/IDGNoticiaPrint_view/%20de%2009/06/200512.


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