Microsoft SQL Server lidera o setor de banco de dados

O Microsoft SQL Server, o primeiro produto de base de dados com capacidade integrada de business intelligence e data warehousing, incluindo funções de OLAP e data mining, está posicionado na liderança do mercado nacional de bancos de dados relacionais, segundo o relatório Brasil Software, publicado pela MBI. A pesquisa envolveu 740 companhias, 40% do setor de informática e as restantes usuárias de grande e médio porte. 

Todas as empresas pesquisadas possuem equipes próprias de profissionais de desenvolvimento de sistemas e/ou software. Foi analisada a evolução do uso dos principais sistemas gerenciadores de bancos de dados, nos últimos seis anos. O gráfico mostra claramente o crescimento do SQL Server, ao mesmo tempo em que os concorrentes traçam uma curva descendente. 

Desde março de 1999 os dois produtos líderes - SQL Server e Oracle - apresentam somados mais de 50% da participação no mercado que, em julho deste ano chegou a 80%. A partir de novembro de 2000, porém, fica claro o declínio do produto concorrente, ao passo que o produto da Microsoft continua crescendo. Em julho de 2001, data da última medição da pesquisa, o software da Oracle detinha menos de 35% de participação, enquanto o SQL Server ultrapassava os 50%. 

Estes resultados reafirmam outra pesquisa, a Online Analytical Processing (OLAP), edição 2001, conduzida pela Survey.com, publicada pela OLAP Report e divulgada no mês passado, que mostra a liderança do SQL Server 2000 no mercado de OLAP. 

O sucesso do SQL Server 2000 Analysis Services nas pesquisas pode ser atribuído à sua escalabilidade, desempenho, interoperabilidade, segurança, capacidade de gerenciamento e tempo rápido de inserção no mercado, colocando o servidor bem à frente da concorrência. Mais informações no site www.microsoft.com/brasil/SQL

Conteúdo republicado a partir de: http://www.microsoft.com/brasil/pr/2001/sql_lider.htm