Organizado no dia 14 de outubro pela Assespro Paraná em parceria com o SEBRAE local, este workshop foi desenvolvido nas instalações do SEBRAE em Curitiba, na rua Caetés, 150, no bairro do Prado Velho.

Foram apresentados os resultados iniciais da primeira pesquisa no Brasil sobre ‘Inteligência Empresarial e Melhores Práticas para Marketing e Vendas’, descrevendo a realidade atual e as tendências para a evolução das ações de Marketing e Vendas nas empresas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações). O workshop também apresentou um panorama geral da aplicação das ferramentas, técnicas e métodos de Inteligência Competitiva e Inteligência Empresarial pelas empresas, com destaque para aquelas que realmente funcionam.

Veja aqui o conteúdo do Workshop:

Abertura do Workshop:

A abertura do workshop ficou a cargo do Sr. Mauro Sorgenfrei, presidente da Assespro Paraná. Ouça aqui as suas palavras durante a abertura:

Ou clique aqui para fazer o download do arquivo .mp3 contendo as palavras de abertura do workshop (2':56", 3,37 Mb)

Primeira Pesquisa no Brasil sobre ‘Inteligência Empresarial e Melhores Práticas para Marketing e Vendas’

Esta apresentação cobriu os resultados da pesquisa desenvolvida pela MBI em conjunto com a REVIE Inteligência Empresarial. Ouça a apresentação:

Ou clique aqui para fazer o download do arquivo .mp3 desta apresentação (39':37", 45,3Mb)

Clique aqui para fazer o download do .pdf da apresentação (19 slides, 640 Kb)

Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva na Prática

Nesta segunda parte do workshop, Daniela Teixeira abordou a implementação da Inteligência Competitiva, citou as melhores práticas (como Análise SWOT, Win/Loss de Clientes, Posicionamento Estratégico, Cenários Analíticos, dentre outras) e explicou o funcionamento da Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE), entre vários outros itens, incluindo estudos de caso.

Escute aqui a apresentação:

Ou clique aqui para efetuar o download do arquivo .pdf desta apresentação (38 slides, 6,22 Mb)

Ou clique aqui para efetuar o download do arquivo .mp3 desta apresentação (85':33", 97,9 Mb)

Mini-biografia dos Palestrantes:

Roberto Carlos Mayer é diretor da MBI, empresa especializada em informações sobre o mercado de tecnologia, desde 1990. Ex-Professor do MBA da FIA USP, Ex-Professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Consultor e Instrutor com mais de 260 Cursos, Seminários e Palestras já realizados. Autor, tradutor e revisor de mais de 20 livros na área de informática. 30 anos de experiência internacional em informática. Presidente da Assespro São Paulo desde 2006. Colunista da revista Information Week desde 1999.

Daniela Ramos Teixeira, há quinze anos no mercado, Daniela possui mais de nove anos de experiência nas áreas de Marketing Estratégico, Inteligência Empresarial e Competitiva, trabalhando para empresas de diferentes portes e em mercados altamente competitivos como IBM, Koerich Telecom, Grupo Telefônica e SOFTEX (software). No exterior: Merril Lynch e Davies Communications. Especialista em Marketing e Negócios pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara (UCSB-EUA) com graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). É colunista do Portal Meta Análise, autora de mais de 20 artigos publicados na mídia especializada e em congressos da América Latina. Palestrante em treinamentos e eventos de Gestão do Conhecimento, Marketing, TI, Vendas e Inteligência para instituições e empresas como: IBRAMERC (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), SUCESU-SP (Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações), SENAC, SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento), IBM e IPCOMM (IP Communications). Em 2008, criou o Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) - a Rede de Melhores Práticas para Marketing e Vendas. Mais em: http://www.revie.com.br/site-pagina?id=28.