Após vinte meses de vida, este site foi visitado por quase 650 mil 'navegantes'. Veja aqui o gráfico do Google Analytics, para o periodo de 16 de março de 2009 até 29 de novembro de 2010:

Estes visitantes consultaram 1,65 milhões de páginas - uma média de pouco mais de duas por visitante. Precisa lembrar que este cálculo inclui todas as visitas do tipo 'bounce': visitantes que acessaram uma única página do site por no máximo dez segundos.

Embora tenhamos ultrapassado a marca de três mil visitantes únicos no site, por dia, nestas últimas semanas, o gráfico mostra que nem tudo são flores. Há alguns meses, tivemos várias semanas onde a média ficou próximo de zero: o motivo foi que saturamos os servidores e/ou o tráfego de nosso provedor! Após a necessária mudança de servidores, notamos um leve pico (demanda reprimida?). Hoje em dia, já chegamos a registrar a presença simultânea de até 70 visitantes no site. Você quer saber quantos tem agora? Basta consultar aqui, ao vivo! Sim, também tivemos que mudar de provedor do serviço de monitoramente de visitas ao site, em função de problemas de performance.

Segundo dados do registro.br, a quantidade total de domínios .br já ultrapassou a marca de 2,3 milhões. Para determinar a posição do nosso site dentro desse universo gigantesco de informação, consultamos o alexa.com:

Os resultados indicam que ocupamos, em termos de tráfego, a posição 13 mil no ranking. Como 13.000 / 2.300.000 = 0,0057, então 99,43% dos sites possuem menos visitas que este. Em nível global, a posição 689 mil no ranking, em comparação aos 250 milhões de sites existentes, nos colocam em situação ainda um pouco mais elevada em nível global!

Como comentado na descrição gerada de forma automática pelo alexa.com, 93% das visitas ao site vem do Brasil. Ou seja, já atingimos sete por cento de visitas vindas de outros países. Além da integração com o tradutor automático do Google, presente na barra lateral do site praticamente desde o início do lançamento desta versão do site, começamos um processo gradativo de publicação de conteúdo em outros idiomas. O índice da seção Global está disponível em http://www.mbi.com.br/mbi/global/. A página "How God created the Universe, using a Computer", reproduz uma história já clássica da computação, explicando por quê o Criador precisou descansar no sétimo dia - uma interpretação divertida, porém respeitosa, da história contada pela Bíblia.

Também a nossa loja virtual está passando por um processo de internacionalização: além de acrescentar uma seção com ofertas já descritas em espanhol, estamos trabalhando toda a loja virtual para aceitar pagamentos em múltiplas moedas por meio da integração com o PagSeguro e o PayPal, maior serviço de processamento de pagamentos na Internet no mundo. Ainda restam muitos produtos em português a serem adaptados à integração, porque decidimos, ao mesmo tempo, realizar um upgrade no visual da loja virtual. Os produtos referentes a códigos postais já apresentam o novo visual e a integração completa com o PagSeguro/PayPal conforme o idioma e a moeda em uso.

Mas, não estamos satisfeitos ainda! Além de todas essas novidades, estamos trabalhando numa nova versão do visual do site, que será alusiva aos vinte anos da empresa, que se completam no final de dezembro de 2010. Esta é a forma pela qual pretendemos recompensar todos aqueles que nos acompanham há tanto tempo. Muito obrigado!