A utilização de redes sociais ultrapassou o limite da vida pessoal há algum tempo. No Brasil, o Orkut é de longe a rede mais disseminada. Entretanto, perto de dois milhões de brasileiros já são usuários de redes criadas especificamente para fins profissionais, como é o caso do LinkedIn.

O desafio para o mundo empresarial é não apenas marcar presença, mas tirar proveito da existência destas redes. A mídia social é a forma pela qual essa comunicação ocorre entre e dentro destas redes.

Uma forma de presença é a criação de grupos de interesse dentro das redes, de forma que clientes, parceiros e quaisquer outros amigos (incluindo os da onça) possam se manifestar voluntariamente pela participação no grupo. A partir daí, eles podem interagir não apenas com a empresa ou entidade que criou o grupo, mas também entre si.

Vale como exemplo o grupo da MBI no LinkedIn (http://www.linkedin.com/groups?gid=2382454 - veja a figura acima), que tem por objetivo, segundo consta lá “This group identifies people trusting into MBI's ITC market research services. Este grupo identifica as pessoas que confiam nos serviços de pesquisa de mercado em TICs da MBI.” Você está convidado a participar deste grupo!

Outro desafio é a integração do conteúdo dos sites e portais empresariais com as redes sociais. Os membros dos grupos precisam também receber conteúdo, de forma regular, a partir da empresa que criou o grupo. Este processo, se executado manualmente, pode ser muito trabalhoso.

É por isso que o site da MBI foi integrado recentemente com a ferramenta addthis.com. A barra lateral do site possui uma opção chamada “Compartilhar” (veja na figura acima), que permite a qualquer visitante (inclusive aos colaboradores da empresa) enviar um link para o conteúdo que está visualizando para outras pessoas, seja de forma direta (por e-mail) ou por meio de redes sociais.

Ao clicar na opção, é aberto um menu de opções que permite compartilhar o conteúdo por meio das redes mais acessadas. A lista completa, exibida a seguir, contendo mais de duzentas redes sociais diferentes, é realmente impressionante:




Ao clicar numa das opções, o site correspondente é contatado automaticamente:

(recomendamos que mantenha a senha de login armazenada no seu browser, para evitar, a cada publicação, de ter que ingressar com ela novamente.)

A seguir, já é exibida a página para distribuição do conteúdo dentro de cada rede social. Embora o nível de integração do serviço com cada uma das redes seja ligeiramente diferente, poupa-se muito trabalho. Veja, por exemplo, a integração com o LinkedIn:

Ou, se preferir, veja a integração com o Orkut:

Desta forma, a (re)publicação e divulgação do conteúdo considerado interessante pelo visitante do site pode ser espalhada rapidamente a toda a sua rede de relacionamento. Obviamente, o ponto decisivo é a disponibilização de conteúdo que seja relevante.

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Este artigo descreve a aplicação prática de uma dentre muitas técnicas de Inteligência Empresarial.
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