Desde 1990, Pioneirismo e Liderança em Conhecimento
sobre e para o Mundo da Tecnologia da Informação

Este site contem 1.002 páginas, que já receberam 5.102.172 visitas

Busque no conteúdo do site:

Navegação :: Página Inicial :: Biblioteca (478) :: Blog (10)

Dissemine este conteúdo pelas redes sociais!



Siga-nos!

Compartilhe esta página!

Siga a MBI no Twitter
Siga-nos!

2009/09 - Melhorando a navegação e despoluindo o visual: Barra lateral dinâmica

Com o crescimento acelerado do conteúdo de nosso site, que já se situa na casa das centenas de páginas, passamos a disponibilizar cada vez mais links em cada página: não apenas links para as páginas mais importantes do site (como a página inicial, o mapa do site, etc.), mas também links específicos ligando conteúdo relacionado.

Por exemplo, as notícias publicadas na imprensa que tratam de resultados de uma pesquisa cujo relatório também está no site, passaram a incluir um link direto da notícia para os resultados (o que acreditamos facilitar a navegação pelo nosso conteúdo).

Analogamente, estamos em processo de criação de links entre eventos e notícias, produtos e relatórios, etc. Como resultado deste 'enriquecimento' do site, passamos a ter um acúmulo de banners, ícones e links espalhados em cada página de conteúdo, o que acabou por criar um visual que avaliamos como 'poluído'.

Este fato nos levou a iniciar um processo de análise de mecanismos de interface de usuário que posibilitassem um visual mais 'clean', e que ao mesmo tempo nos permitisse aumentar ainda mais a quantidade de informação disponibilizada em cada página.

Após algumas semanas de pesquisas, optamos pela inclusão de uma barra lateral dinâmica, baseada em código DHTML. Dentre o grande volume de exemplos disponíveis na Web, optamos por nos basear em material obtido de http://www.dynamicdrive.com/.

O resultado de nossos esforços já pode ser visto nos índices de todas as seções do site (veja p.ex. http://www.mbi.com.br/MBI/empresa/testimonials/ ou http://www.mbi.com.br/MBI/biblioteca/papers/), e será gradualmente estendido para servir de mecanismo padrão de navegação pelo site.

Em particular, gostariamos de chamar a atenção para alguns detalhes: os títulos da barra lateral são exibidos em fundo azul, e basta apontar o mouse para eles (sem precisar clicar) para que a seção correspondente se torne visível. O nome do título selecionado é exibido em cor amarela, enquanto os demais títulos são exibidos na cor branca.

As seções e seu conteúdo foram desenvolvidas para serem sensíveis ao contexto, isto é, embora a barra lateral tenha sempre a mesma apariência, seu conteúdo se modifica de acordo com o local do site onde a barra é exibida.

 Agosto de 2009

Você quer saber mais, ou se manifestar?

Precisa algum detalhe adicional? Gostaria de enviar uma sugestão?
Informe-nos AGORA!

Top Links no Site

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Satisfação (21.229)

Loja Virtual : Listas Nacionais : Base de Dados de Mudanças de Prefixo e DDD completa (desde 1994) (16.615)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Agricultura no Norte do Brasil (14.128)

Loja Virtual : Listas da Região Nordeste : Setor Primário: Agricultura no Nordeste do Brasil (10.924)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Concorrência (8.405)

Produtos : Geoprocessamento : Bases de Dados de Coordenadas Geográficas: layout e exemplos (7.232)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (6.836)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Satisfação dos Funcionários dos Parceiros (6.410)

Empresa : Clientes : Clientes regionais dos demais setores (6.401)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Coordenadas Geográficas da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (6.025)

Empresa : Clientes : Clientes regionais de Tecnologia da Informação (5.967)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Demanda (5.538)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Pecuária no Norte do Brasil (5.502)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de Recife para Uso Geral (5.398)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Códigos Postais da Espanha (5.059)

Loja Virtual : Livros e Relatórios : Relatório: Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing e Vendas 2010 (5.008)

Produtos : Dimensionamento de Mercado : Exemplo: Relatório de Dimensionamento (5.003)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Código Postal do Brasil (CEP) - Novo e Atualizado 2011 (4.825)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Oferta: Pesquisas de Mercado (4.821)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Estudo de demanda por GED (4.816)

Recomendações

Mapa do Site

Listagem de todas as 1.002 páginas do
site, ordenadas por:

- assuntos

- data de publicação

- número de visitas a cada página

Visitantes Online

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Editar esta página (área restrita)

1.197 visitas desde 12/08/2009

 

Acesse a tradução automática para outros idiomas

 

Accese la traducción automática para otros idiomas

 

Access the automatic translation into other languages

 
 

Arabic

 

Français

 

Lietuvu

 

Slovenscina

 
 
 

Bulgarian

 

Hellas

 

Nederlands

 

Srpski jezik

 
 
 

Català

 

Hindi

 

Nihongo

 

Suomi

 
 
 

Cesky

 

Hrvatski

 

Norsk

 

Svenska

 
 
 

Chinese

 

Indonesia

 

Polski

 

Tagalog

 
 
 

Dansk

 

Italiano

 

Português

 

Taiwanese

 
 
 

Deutsch

 

Ivrit

 

Romana

 

Tieng Viet

 
 
 

English

 

Korean

 

Russia

 

Ukrayins'ka

 
 
 

Español

 

Latviesu

 

Slovencina

 

 

 
 

Este website © 1997-2012 MBI Ltda. Todos os direitos reservados. Visual original desenvolvido por Verts Comunicação.

Algumas marcas citadas são de propriedade de terceiros. Veja aqui as condições de uso das Informações contidas neste site.

Recomendamos usar resolução de vídeo de 1024 x 768 ou superior para visualizar este site.