Por exemplo, as notícias publicadas na imprensa que tratam de resultados de uma pesquisa cujo relatório também está no site, passaram a incluir um link direto da notícia para os resultados (o que acreditamos facilitar a navegação pelo nosso conteúdo).

Analogamente, estamos em processo de criação de links entre eventos e notícias, produtos e relatórios, etc. Como resultado deste 'enriquecimento' do site, passamos a ter um acúmulo de banners, ícones e links espalhados em cada página de conteúdo, o que acabou por criar um visual que avaliamos como 'poluído'.

Este fato nos levou a iniciar um processo de análise de mecanismos de interface de usuário que posibilitassem um visual mais 'clean', e que ao mesmo tempo nos permitisse aumentar ainda mais a quantidade de informação disponibilizada em cada página.

Após algumas semanas de pesquisas, optamos pela inclusão de uma barra lateral dinâmica, baseada em código DHTML. Dentre o grande volume de exemplos disponíveis na Web, optamos por nos basear em material obtido de http://www.dynamicdrive.com/.

O resultado de nossos esforços já pode ser visto nos índices de todas as seções do site (veja p.ex. http://www.mbi.com.br/MBI/empresa/testimonials/ ou http://www.mbi.com.br/MBI/biblioteca/papers/), e será gradualmente estendido para servir de mecanismo padrão de navegação pelo site.

Em particular, gostariamos de chamar a atenção para alguns detalhes: os títulos da barra lateral são exibidos em fundo azul, e basta apontar o mouse para eles (sem precisar clicar) para que a seção correspondente se torne visível. O nome do título selecionado é exibido em cor amarela, enquanto os demais títulos são exibidos na cor branca.

As seções e seu conteúdo foram desenvolvidas para serem sensíveis ao contexto, isto é, embora a barra lateral tenha sempre a mesma apariência, seu conteúdo se modifica de acordo com o local do site onde a barra é exibida.

 Agosto de 2009