GraffitiCMSDesta vez, o site da MBI teve seu desenvolvimento baseado num software chamado GraffitiCMS, da empresa estadunidense Telligent. Este software pertence à categoria de software chamada CMS (Content Management System, em inglês, ou, traduzindo para o português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Esta empresa nasceu com o desenvolvimento de um outro software, chamado Community Server, que é o servidor que suporta vários sites das chamadas 'redes sociais', como por exemplo, o mySpace.

A escolha do GraffitiCMS se deu após uma análise de diversas ferramentas desta categoria.

Embora o GraffitiCMS não seja, de longe, a ferramenta mais ambiciosa, em termos de abrangência técnica (existem diversas soluções que disponibilizam muito mais funcionalidade), nem a mais barata (trata-se de um software pago, enquanto existem diversas soluções disponibilizadas como software livre - a maioria desenvolvidas usando linguagens como PHP, Python e outras linguagens de script desenvolvidas pela comunidade de software livre), algumas características únicas e úteis nos levaram ao seu uso.

A primeira característica importante é que não se trata de um gerador de código HTML, não se trata de um conjunto de templates, nem de um site pronto, onde o usuário modifica apenas o conteúdo. Trata-se de um software, desenvolvido na plataforma .net da Microsoft, usando a linguagem C#, que modela o desenvolvimento de sites mediante o conceito MVC (Model-View-Controller), usado há muitos anos no desenvolvimento de software para ambientes gráficos. Assim, o conteúdo do site (normalmente chamado de páginas, como por exemplo esta aqui), é definido de forma independente da classificação do conteúdo em categorias, que por sua vez são independentes dos mecanismos de navegação e visualização do site. Cada uma destas partes pode ser selecionada a partir de exemplos prontos, mas pode facilmente ser customizada para que o site reflita a arquitetura da informação (existe, para este fim, uma linguagem de customização embutida na aplicação, chamada Chalk).

A segunda característica do GraffitiCMS é que, uma vez definida a arquitetura do site, a inclusão, manutenção e exclusão de conteúdo pode ser feita diretamente pelos departamentos internos da empresa responsáveis por cada área disponibilizada. Isto evita a necessidade de subcontratar programadores HTML ou webdesigners, ao mesmo tempo que acelera e barateia o custo de publicação de informação. Uma conseqüência adicional deste fato é que, pelo mesmo custo de sites tradicionais, é possível disponibilizar um volume muito maior de conteúdo, tornando o site mais significativo e útil para os visitantes. Já no lançamento, esta nova versão do site contem aproximadamente 80 páginas, e temos planejado acrescentar outras centenas nos próximos meses, incluindo artigos, material de palestras e resultados de pesquisas, Também pretendemos disponibilizar novos produtos.

Outro tipo de benefício do GraffitiCMS é que ele já fornece prontos um número significativo de recursos que demandariam um esforço significativo de desenvolvimento. Entre estes podemos citar a busca interna no site (disponibilizada no alto de todas as páginas) e a disponibilidade de um feed baseado em RSS (http://www.mbi.com.br/mbi/feed), que permite que você registre nosso site em seu browser e seja avisado de todas as alterações que efetuarmos futuramente. Além disso, existem hoje diversos add-in's disponiveis para o GraffitiCMS, o que é mais um claro sinal da aceitação da plataforma. Entre estes add-in's merece ser citado, como exemplo, o add-in que gera automaticamente, a cada atualização do site, um novo sitemap no formato usado pelo Google para fazer a indexação do site. A integração do site com o Google Analytics (para avaliar a visitação página a página) e com o Google Translator (que permite visualizar o site praticamente em qualquer idioma) também é extremamente simples e rápida.

Poderiamos nos aprofundar aqui numa análise ainda mais técnica da ferramenta. Vamos nos limitar, entretanto, a dizer que ela possui várias outras características que facilitam muito seu uso (por exemplo, a sua instalação requer apenas copiar os arquivos para uma pasta no servidor web - o que nos fez lembrar dos processos de instalação de software em outros tempos e sistemas operacionais como o Unix e o MS-DOS).

Esperamos que nosso entusiasmo no uso de uma ferramenta do tipo CMS se reflita no resultado que estamos colocando a disposição de todos nossos visitantes. Desejamos uma excelente visita ao nosso site, navegando pelas várias seções que estamos disponibilizando.