Desde 1990, Pioneirismo e Liderança em Conhecimento
sobre e para o Mundo da Tecnologia da Informação

Este site contem 1.002 páginas, que já receberam 5.101.781 visitas

Busque no conteúdo do site:

Navegação :: Página Inicial :: Biblioteca (478) :: Artigos (142)

Dissemine este conteúdo pelas redes sociais!



Siga-nos!

Compartilhe esta página!

Siga a MBI no Twitter
Siga-nos!

2010/07 - Dezenove anos de espera para que?

Artigo publicado por Roberto C. Mayer na edição de julho de 2010 da revista Information Week: "Dezenove anos de espera para que?", avaliando o decreto presidencial que regulamentou, com atraso de 19 anos, a Lei de Informática.

CapaNo mês de maio de 2010, o Governo Federal editou o decreto de número 7174, regulamentando finalmente, depois de inacreditáveis dezenove anos de espera, o artigo 3 da Lei de Informática (Lei 8284). Mais uma vez, a legislação é utilizada como arma publicitária, mas não vai gerar benefícios palpáveis para a sociedade: uma pesquisa rápida na Internet revela que a maioria dos meios de comunicação, e inclusive alguns colegas líderes de entidades do setor, comemoraram o fato como um ‘alívio’ ou um ‘progresso’.

Entretanto, uma análise mais detalhada do texto revela que seus efeitos serão praticamente nulos: ele diz que na contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União, haverá prioridade nas licitações públicas para as micro e pequenas empresas de TI (Tecnologia da Informação), assim como para as empresas que participam do PPB (isto é, investem em pesquisa e desenvolvimento no país). Mas ao explicitar como esta preferência será exercida, ele indica apenas uma disposição a reordenar o posicionamento das empresas no resultado das licitações dentro de uma margem de preço de dez por cento.

CapaÉ bastante óbvio que as empresas que importam tecnologia (e portanto amortizam esses investimentos em outros mercados), levam vantagem na hora de apresentar seus preços finais nas licitações, principalmente no caso de software e de serviços de TI. O custo Brasil, acrescido do custo de P&D local, gera um “handicap” para as empresas nacionais, que na maioria dos casos ultrapassa essa margem de dez por cento.

A título de comparação, o “Buy American Act”, instituído nos Estados Unidos em 1933, exige que, em qualquer compra governamental, metade mais um dos dólares transacionados venham de empresas instaladas nos Estados Unidos.

Ainda, acreditamos que o estabelecimento de cotas para compras das pequenas e médias empresas teria resultados muito mais satisfatórios para incentivar o desenvolvimento dessas empresas. Por exemplo, poderia ter sido decretado que, de todas as compras governamentais de valor até 120 mil reais, 30% deveriam vir de pequenas e médias empresas. Claro que, conforme o valor das compras, os percentuais reervados para estas empresas deve decrescer, para evitar que elas fechem contratos milionários, que pelo seu porte, não poderão atender. Outra forma de incentivar esse tipo de empresas, seria admitir a formação de consórcios para atender a compras maiores.

Finalmente, cabe observar que com a recente Lei que modificou as atividades do Serpro, a realização de licitações públicas pelo governo federal será cada vez menor.

Você quer saber mais, ou se manifestar?

Precisa algum detalhe adicional? Gostaria de enviar uma sugestão?
Informe-nos AGORA!

Top Links na Seção

2010/01 - A cartografia municipal (6.070)

2010/02 - Cenários como Diferencial Estratégico em Inteligência Empresarial (3.572)

2009/10 - Redes de Valor e de Cooperação: evoluindo com a inteligência empresarial - série 1 (3.542)

2009/06 - O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting: antecipar o futuro – quem não quer? (3.283)

2009/01 - As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento (3.272)

2009/10 - Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI – mas qual é a diferença? (3.218)

2009/04 - Base Cartográfica Digital como Instrumento de Gestão no Sistema de Abastecimento de Água (3.039)

2009/05 - “Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE (2.699)

2009/10 - REVIE na Prática (estudo de caso 4): Inteligência de Parceiros (2.394)

2007/04 - As Faces da Inteligência: como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional (2.097)

2009/10/13 - Segurança na Computação em Nuvem (2.071)

2009/04 - Marketing, REVIE – Rede de Melhores Práticas para Marketing e Vendas (2.052)

Top Links no Site

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Satisfação (21.229)

Loja Virtual : Listas Nacionais : Base de Dados de Mudanças de Prefixo e DDD completa (desde 1994) (16.615)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Agricultura no Norte do Brasil (14.126)

Loja Virtual : Listas da Região Nordeste : Setor Primário: Agricultura no Nordeste do Brasil (10.924)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Concorrência (8.405)

Produtos : Geoprocessamento : Bases de Dados de Coordenadas Geográficas: layout e exemplos (7.231)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (6.835)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Satisfação dos Funcionários dos Parceiros (6.409)

Empresa : Clientes : Clientes regionais dos demais setores (6.401)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Coordenadas Geográficas da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (6.025)

Empresa : Clientes : Clientes regionais de Tecnologia da Informação (5.967)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Demanda (5.538)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Pecuária no Norte do Brasil (5.502)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de Recife para Uso Geral (5.398)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Códigos Postais da Espanha (5.058)

Loja Virtual : Livros e Relatórios : Relatório: Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing e Vendas 2010 (5.008)

Produtos : Dimensionamento de Mercado : Exemplo: Relatório de Dimensionamento (5.003)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Oferta: Pesquisas de Mercado (4.821)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Código Postal do Brasil (CEP) - Novo e Atualizado 2011 (4.821)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Estudo de demanda por GED (4.816)

Recomendações

Mapa do Site

Listagem de todas as 1.002 páginas do
site, ordenadas por:

- assuntos

- data de publicação

- número de visitas a cada página

Visitantes Online

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Editar esta página (área restrita)

584 visitas desde 22/08/2010

 

Acesse a tradução automática para outros idiomas

 

Accese la traducción automática para otros idiomas

 

Access the automatic translation into other languages

 
 

Arabic

 

Français

 

Lietuvu

 

Slovenscina

 
 
 

Bulgarian

 

Hellas

 

Nederlands

 

Srpski jezik

 
 
 

Català

 

Hindi

 

Nihongo

 

Suomi

 
 
 

Cesky

 

Hrvatski

 

Norsk

 

Svenska

 
 
 

Chinese

 

Indonesia

 

Polski

 

Tagalog

 
 
 

Dansk

 

Italiano

 

Português

 

Taiwanese

 
 
 

Deutsch

 

Ivrit

 

Romana

 

Tieng Viet

 
 
 

English

 

Korean

 

Russia

 

Ukrayins'ka

 
 
 

Español

 

Latviesu

 

Slovencina

 

 

 
 

Este website © 1997-2012 MBI Ltda. Todos os direitos reservados. Visual original desenvolvido por Verts Comunicação.

Algumas marcas citadas são de propriedade de terceiros. Veja aqui as condições de uso das Informações contidas neste site.

Recomendamos usar resolução de vídeo de 1024 x 768 ou superior para visualizar este site.