Desde 1990, Pioneirismo e Liderança em Conhecimento
sobre e para o Mundo da Tecnologia da Informação

 

MBI :: Biblioteca (510) :: Artigos (145) :: 2009/07 - REVIE na Prática (estudo de caso 1): Inteligência Competitiva

2009/07 - REVIE na Prática (estudo de caso 1): Inteligência Competitiva

Este artigo mostra um exemplo de aplicabilidade da REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial), aliada às táticas de guerrilha e às ferramentas/plataformas de colaboração (como intranet, extranet, Web 2.0) para resolver os problemas e os desafios de um gerente de negócios.

A Bomba!

“O telefone toca. O gerente de negócios de uma empresa de telecomunicações diz: essa empresa é mais uma que caminha para a fusão. No correio eletrônico, e-mail sobre os avanços da convergência no Brasil, analisando os impactos no portifólio de soluções -- a empresa não possui parceiros estratégicos para enfrentar a era da Convergência.

Na mesa dele, uma proposta da equipe para avaliação de investimentos no desenvolvimento de um novo produto. Ele sabe que já tem concorrente com oferta no mercado similar a este produto. Mas este produto do concorrente é lucrativo? Já alcançou a maturidade? Quais os pontos fracos desta solução?

O analista da equipe chega e diz: detectamos que um grupo de clientes quer mais interação com a empresa. Ele pergunta: mas já não temos o web site e a central de call center?

O gerente de vendas liga para afirmar que os dados de ‘mkt share’ enviados pela área de Inteligência Competitiva não estão corretos: vendemos mais! Não podemos estar atrás daquele concorrente.”

Alguma semelhança no seu dia-a-dia? Essa é a realidade de gerentes e executivos das áreas de MKT, desenvolvimento de negócios, vendas e planejamento das empresas de Telecom.

Parte 1 - Eixo: Inteligência Competitiva (IC)

Inteligência Competitiva é um programa sistemático e ético para coleta, análise e gerenciamento de informações externas que podem afetar os planos, decisões e operações de uma empresa. (SCIP - Society of Competitive Intelligence Professionals).

Táticas de Guerrilha relacionadas à Inteligência Competitiva: respostas rápidas ao mercado e ações que surpreendam o cliente e o concorrente.

Problema/Desafio 1:
- divergência dos dados de vendas que foram enviados pela equipe de vendas e gerados pelo sistema de BI (Inteligência de Negócios).

Solução:
- há ferramentas e técnicas de IC (Inteligência Competitiva) que podem trabalhar em conjunto com o sistema de BI (BI (Inteligência de Negócios) para ajudar na validação dos dados entregues pela equipe de vendas. Neste caso específico, a análise de win/loss, que faz um levantamento da perda/ganho de contratos/clientes da empresa em relação à concorrência, pode ser feita num trabalho em conjunto da área de vendas com Inteligência Competitiva/ BI.

Problema/Desafio 2:
- empresa precisa avaliar se vale a pena lançar produto similar ao do concorrente no mercado. Empresa desconhece os pontos fracos desta solução.

Solução:
- neste caso, pode-se fazer um mapeamento do ciclo de vida do produto concorrente junto com uma análise SWOT tanto do concorrente quanto da solução específica.

Para identificar tendências e oportunidades de negócios no mercado, recomenda-se também a prática do Benchmarking, não apenas analisando empresas concorrentes, mas também as indústrias complementares aos produtos de Telecom como a de TI (Tecnologia da Informação).

O Benchmarking com um grupo selecionado de empresas parceiras e o trabalho conjunto de áreas internas partilhando conhecimento são passos importantes para a construção da REVIE no eixo Inteligência Competitiva. É o início da aplicabilidade do conhecimento em rede intra-empresarial e entre empresas.

Como plataforma de colaboração da REVIE para o Benchmarking, a extranet ou mesmo um blog corporativo, com acesso restrito, podem ser usados para a troca de informação em tempo real entre os participantes, construindo um modelo inicial de colaboração para a criação de conhecimento entre empresas. Neste caso, temos a aplicabilidade de dois eixos (Inteligência Competitiva e Inteligência de Parceiros) da REVIE para um mesmo objetivo.

Aos poucos e com a integração dos eixos, como no caso citado acima (Inteligência Competitiva e Inteligência de Parceiros), a REVIE – Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas - vai tomando forma e trazendo resultados para as empresas nos quatro eixos:

- Inteligência Competitiva;
- Produtos/ Serviços;
- Clientes e
- Parcerias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- TEIXEIRA, Daniela R. REVIE – Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas. http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/momento/ponto-de-vista/revie-rede-de-melhores-praticas-para-mkt-e-vendas.html, abril 2009.

- TEIXEIRA, Daniela R. O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting: antecipar o futuro – quem não quer? http://www.ibramerc.org.br/itemBiblioteca.aspx?id=903, junho 2009.

Este artigo também está publicado em:
http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/momento/ponto-de-vista/revie-na-pratica-estudo-de-caso-parte-1.html

LEIA AQUI A SEGUNDA PARTE DESTA SÉRIE DE ARTIGOS

Você encontra vários outros artigos de Daniela Teixeira aqui no site da MBI

Clique aqui para visualizar TODOS os artigos de Daniela Teixeira

Para interessados em conhecer como funciona o método REVIE e/ou participar de estudos de caso sugerimos fazer contato com Daniela.

Você quer saber mais, ou se manifestar?

Precisa algum detalhe adicional? Gostaria de enviar uma sugestão?
Informe-nos AGORA!

Top Links na Seção

2010/01 - A cartografia municipal (7.165)

2009/10 - Redes de Valor e de Cooperação: evoluindo com a inteligência empresarial - série 1 (4.312)

2010/02 - Cenários como Diferencial Estratégico em Inteligência Empresarial (4.171)

2009/01 - As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento (3.844)

2009/06 - O GAP entre Inteligência Competitiva e Forecasting: antecipar o futuro – quem não quer? (3.788)

2009/04 - Base Cartográfica Digital como Instrumento de Gestão no Sistema de Abastecimento de Água (3.734)

2009/10 - Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva, Infra-estrutura de BI – mas qual é a diferença? (3.644)

2009/10 - REVIE na Prática (estudo de caso 4): Inteligência de Parceiros (3.122)

2009/05 - “Matrix de Negócios”? Como funciona a REVIE (3.082)

2009/10/13 - Segurança na Computação em Nuvem (2.522)

2007/04 - As Faces da Inteligência: como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional (2.423)

2009/04 - Marketing, REVIE – Rede de Melhores Práticas para Marketing e Vendas (2.331)

Top Links no Site

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Satisfação (23.251)

Loja Virtual : Listas Nacionais : Base de Dados de Mudanças de Prefixo e DDD completa (desde 1994) (17.591)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Agricultura no Norte do Brasil (16.670)

Loja Virtual : Listas da Região Nordeste : Setor Primário: Agricultura no Nordeste do Brasil (11.706)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Concorrência (9.586)

Produtos : Geoprocessamento : Bases de Dados de Coordenadas Geográficas: layout e exemplos (9.150)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (8.031)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Satisfação dos Funcionários dos Parceiros (7.126)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Coordenadas Geográficas da Região Metropolitana de São Paulo para Uso Interno (7.011)

Empresa : Clientes : Clientes regionais dos demais setores (7.011)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Código Postal do Brasil (CEP) - Novo e Atualizado 2011 (6.748)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Mapa Digital da Região Metropolitana de Recife para Uso Geral (6.726)

Loja Virtual : Listas da Região Norte : Setor Primário: Pecuária no Norte do Brasil (6.628)

Empresa : Clientes : Clientes regionais de Tecnologia da Informação (6.538)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Exemplo: Pesquisa de Demanda (6.322)

Loja Virtual : Códigos Postais e Mapas Digitais : Códigos Postais da Espanha (5.681)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Oferta: Pesquisas de Mercado (5.602)

Produtos : Dimensionamento de Mercado : Exemplo: Relatório de Dimensionamento (5.586)

Loja Virtual : Livros e Relatórios : Relatório: Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing e Vendas 2010 (5.516)

Produtos : Pesquisa de Mercado : Caso de Sucesso: Estudo de demanda por GED (5.408)

Recomendações

 

Mapa do Site

Listagem de todas as 1.040 páginas do
site, ordenadas por:

- assuntos

- data de publicação

- número de visitas a cada página

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Editar esta página (área restrita)

2.028 visitas desde 06/03/2010

 

Acesse a tradução automática para outros idiomas

 

Accese la traducción automática para otros idiomas

 

Access the automatic translation into other languages

 
 

Arabic

 

Français

 

Lietuvu

 

Slovenscina

 
 
 

Bulgarian

 

Hellas

 

Nederlands

 

Srpski jezik

 
 
 

Català

 

Hindi

 

Nihongo

 

Suomi

 
 
 

Cesky

 

Hrvatski

 

Norsk

 

Svenska

 
 
 

Chinese

 

Indonesia

 

Polski

 

Tagalog

 
 
 

Dansk

 

Italiano

 

Português

 

Taiwanese

 
 
 

Deutsch

 

Ivrit

 

Romana

 

Tieng Viet

 
 
 

English

 

Korean

 

Russia

 

Ukrayins'ka

 
 
 

Español

 

Latviesu

 

Slovencina

 

 

 
 

Este website © 1997-2012 MBI Ltda. Todos os direitos reservados. Visual original desenvolvido por Verts Comunicação.

Algumas marcas citadas são de propriedade de terceiros. Veja aqui as condições de uso das Informações contidas neste site.

Recomendamos usar resolução de vídeo de 1024 x 768 ou superior para visualizar este site.