... e integrado às demais soluções tecnológicas da organização pressupõe cuidadoso planejamento de uma arquitetura tecnológica adequada, que compreende componentes de infraestrutura, software, recursos humanos e materiais, aspectos cognitivos e de usabilidade associados à exibição em mapas para análise e decisão humana, etc. Este curso não tem o objetivo de detalhar as ferramentas e tecnologias empregadas na produção e implementação de tais soluções, mas simplesmente o de discutir e ilustrar, em linguagem de negócios, as principais oportunidades de ganho de eficiência, qualidade, produtividade e competitividade associadas ao seu emprego e gestão. São apresentados alguns conceitos básicos e ilustradas, através de cases e discussões orientadas, algumas das possibilidades de soluções e estratégias baseadas em informação geolocalizada, em contextos típicos de organizações privadas e governamentais.
OBJETIVO
Ao final do curso, o participante deverá ter adquirido os conceitos e informações essenciais que o capacitem a avaliar a necessidade ou conveniência de introduzir aplicações georreferenciadas, a definir as estratégias, arquiteturas tecnológicas e modelos de negócios associados e a determinar as formas de aquisição, introdução e gestão mais adequadas à sua organização.
PÚBLICO-ALVO
Executivos, empresários e profissionais interessados em adquirir ou aprimorar seus conhecimentos sobre as soluções e práticas de gestão associadas à implementação e ao uso de soluções de negócios apoiadas em ferramentas e tecnologias de sistemas de informação geográfica.
PROGRAMA
- Noções básicas sobre Sistemas de Informação Geográfica e informação georreferenciada.
- Exemplos de campos de aplicação intensiva e emergente.
- Aspectos relevantes para a decisão de georreferenciar.
- Características específicas das aplicações georreferenciadas.
- Elementos de uma solução GIS.
- Dados de entrada e produtos típicos de soluções GIS.
- Principais formas de representação da informação georreferenciada.
- Estrutura de uma aplicação georreferenciada.
- Arquiteturas de dados empregadas para GIS. Vantagens e desvantagens associadas às diferentes arquiteturas.
- A cadeia de valor na indústria de produtos e serviços para georreferenciamento.
- Principais alternativas de software para a produção de aplicações geoespaciais – Soluções em software proprietário e em software de código aberto.
- Interfuncionamento com as principais soluções eletrônicas de telelocalização.
- Tendências relevantes quanto ao emprego de GIS.
- Mercado brasileiro.
- Planejamento e execução da estratégia de georreferenciamento.
RECURSOS E METODOLOGIA
O curso é realizado com a apresentação de fundamentos conceituais e informações de mercado pelo instrutor, através de exposição oral, apoiada em apresentação e vídeos, e também pela apresentação de casos e trocas de informações e opiniões entre os participantes, coordenadas e facilitadas pelo instrutor. Será fornecida documentação de apoio aos participantes, constituída por bibliografia e papers relevantes, além de cópia da apresentação realizada pelo instrutor.
CARGA HORÁRIA
Dois dias – 16 (dezesseis) horas