A técnica de pesquisa de mercado usada pela MBI é conhecida como pesquisa quantitativa. Caso os conceitos de pesquisa não sejam conhecidos, sugerimos que você acesse nossa seção de Tutoriais. Aqui, precisamos registrar que, para poder iniciar qualquer projeto de pesquisa de mercado (seja ele um produto pronto ou um trabalho a ser desenvolvido sob encomenda), é necessário definir, pelo menos, os seguintes pontos:

- a população a ser estudada: o conjunto das empresas ou pessoas que poderíamos contatar;

- a amostra a ser construída: o conjunto das empresas ou pessoas que efetivamente contataremos;

- a construção do questionário apropriado, para se obter as informações desejadas; e

- a forma de análise e/ou utilização das informações geradas.

Todo trabalho de pesquisa pode usar de uma ou mais das seguintes formas de abordagem para a construção da amostra:

- por correspondência: o questionário é enviado pelo correio, para ser devolvido pela mesma via, ou por fax;

- por e-mail: o questionário é enviado por e-mail, para ser devolvido pela mesma via, ou através de uma página na Web;

- por telefone: o entrevistado responde a perguntas feitas por um entrevistador, que liga para ele;

- por visitação: o entrevistador se dirige pessoalmente até o local onde a pessoa a ser abordada se encontra.

Os objetivos da pesquisa, o orçamento disponível, a quantidade e o tipo de informação desejada influenciam a escolha da forma de abordagem.

Tanto os objetivos das pesquisas de mercado como as estratégias que servem de motivação podem variar muito. Por isso, dedicamos uma explicação separada para cada um dos vários tipos de pesquisa e sua possível aplicação em diferentes situações práticas. Retorne ao índice da seção e selecione uma das páginas cujo nome inicia em 'Exemplo:'

Se você preferir conhecer em detalhes o processo de desenvolvimento de projetos de pesquisa de mercado pela MBI, acesse aqui o tutorial que trata do assunto.

Você ou sua empresa tem interesse em algum tipo de pesquisa?
Consulte a MBI sem compromisso, para verificar como podemos lhe auxiliar.