Disse certa vez o publicitário Washington Olivetto: "a pesquisa de mercado equivale é uma fotografia tirada no espelho retrovisor, de dentro do carro em movimento". Talvez a afirmação dele não tenha se valido destas exatas palavras, mas a comparação dele da empresa com um veículo em movimento é válida: quando a empresa, que está em movimento, contrata uma pesquisa de mercado, ela leva um tempo para receber os resultados. Quando estes resultados finalmente estão disponíveis, eles retratam um momento do mercado que já ficou no passado.

Este problema, na realidade, é comum a qualquer tipo de informação: ela é um bem perecível. A solução adotada pelas empresas consiste em repetir suas pesquisas de mercado de forma periódica, geralmente de forma anual. Entretanto, no período de um ano o mercado pode sofrer mudanças significativas, que não se refletirão nas táticas da empresa até depois que ela obtenha os novos resultados.

Baseada nesta constatação, a MBI propõe substituir a fotografia, representada pela aplicação da pesquisa de mercado, por um filme, que nada mais é do que uma sequencia de fotografias tiradas rapidamente, uma após a outra.

Entretanto, a 'filmagem' tem que ser feita de forma especial, para que seu custo não seja equivalente ao de uma pesquisa tradicional a cada rodada. Se você quiser entender em detalhes a construção das amostras para cada 'fotografia' do 'filme', acesse aqui a descrição da metodologia de monitoramento de mercado.

O monitoramento de mercado permite gerar resultados periódicos, tipicamente a cada mês (embora seja possível determinar prazos maiores ou menores). Ao obter resultados com frequencia muito maior do que no caso das pesquisas de mercado tradicionais, são geradas diversas vantagens.

Do ponto de vista da análise de mercado, a principal vantagem é a série histórica gerada, que passa a contar com maior quantidade de pontos: cada 'quadro' do filme corresponde a uma imagem do mercado. Como o tempo entre as imagens é muito menor do que nas pesquisas tradicionais, a quantidade de imagens disponíveis ao longo do tempo obviamente será maior. Por exemplo, se forem gerados resultados mensalmente, então ao longo do ano haverá doze pontos com resultados. Esta riqueza de informação permite detectar tendências do mercado de forma muito mais prematura, além de permitir efetuar projeções das tendências futuras com muito mais precisão.

Do ponto de vista dos custos, a grande vantagem da metodologia da MBI é que ela mantém os custos totais equivalentes aos de uma pesquisa de mercado tradicional. Mais, este custo acaba sendo diluído ao longo do tempo, já que a metodologia exige a construção de pequenas amostras mensais. Assim, a implementação do monitoramento de mercado continuado acaba sendo viável até mesmo para empresas que consideram elevado o investimento em pesquisas de mercado tradicionais (onde é preciso fazer o custeio do serviço todo em um período de tempo pequeno, equivalente ao tempo necessário para a condução da pesquisa).

Em outras palavras, o monitoramento de mercado disponibilizado pela MBI é uma ferramenta eficiente e acessível.

 

Informação adicional sobre o monitoramento de mercado

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Um RESUMO sobre o monitoramento de mercado

Descrição detalhada dos BENEFÍCIOS para a sua empresa

Descrição detalhada da METODOLOGIA de monitoramento de mercado

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