Os principais resultados obtidos com a aplicação deste questionário, podem ser vistos aqui.

BLOCO 1: REDES SOCIAIS E WEB 2.0

1. Marque, dentre as alternativas abaixo, todas aquelas que são utilizadas pela sua empresa, independentemente da finalidade:

 [  ] Anúncios em jornal pago de circulação geral

 [  ] Jornal de distribuição gratuita

 [  ] Televisão aberta

 [  ] Televisão paga

 [  ] Rádios on-line

 [  ] Rádios abertas

 [  ] Celulares

 [  ] Revistas

 [  ] E-mails recebidos de amigos/colegas

 [  ] E-mails recebidos de listas ou sites específicos

 [  ] Portais especializados em temática específica

 [  ] Portais de busca geral (p.ex. Google)

 [  ] Podcasts

 [  ] Video pela Web (p.ex. youTube)

 [  ] Chats (por rede interna de funcionários)

 [  ] Chats (pela internet e\ou extranet)

 [  ] Blogs (no site da própria empresa)

 [  ] Blogs (em outros sites na internet)

 [  ] Fóruns de discussão (no site ou na extranet da própria empresa)

 [  ] Fóruns de discussão (em outros sites na internet)

 [  ] Videoconferência

 [  ] Conferências de áudio e web

 [  ] Ferramentas de colaboração integradas (áudio, vídeo e mobile)

 [  ] Redes sociais da própria empresa

 [  ] Redes sociais (Facebook, MySpace, Linkedin)

 [  ] Intranet

 [  ] Extranet

2. Agora, avalie estas mesmas alternativas, por meio de uma nota de 0 a 5 (ONDE 5 INDICA MAIS UTILIZADA E 0 NÃO UTILIZADA), o grau de importância dado a estas ferramentas e plataformas pelas equipes de marketing e vendas nas ações de Marketing e Comunicação com clientes, parceiros, fornecedores e provedores de serviços.

3. Pensando agora no planejamento da sua empresa para os próximos dois anos, avalie por meio de uma nota de 0 a 5 (ONDE 5 INDICA MAIS UTILIZADA E 0 NÃO UTILIZADA), qual será o grau de importância que estas ferramentas e plataformas terão daqui a 24 meses para as equipes de marketing e vendas nas ações de Marketing e Comunicação com clientes, parceiros, fornecedores e provedores de serviços.

BLOCO 2: INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL EM MARKETING E VENDAS

4. Agora, avalie, por meio de uma nota de 0 a 10 (onde 10 indica mais utilizada e 0 não utilizada), quais são as metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas pela área de INTELIGÊNCIA DE MERCADO (COMPETITIVA) na sua empresa?

5. A maioria dessas práticas de INTELIGÊNCIA COMPETITIVA que você selecionou foi implementada:

 [  ] há menos de seis meses

 [  ] entre seis meses e um ano

 [  ] entre um e dois anos

 [  ] entre dois e cinco anos

 [  ] há mais de cinco anos

 [  ] ainda não foi iniciado

6. Avalie, por meio de uma nota de 0 a 10 (onde 10 indica mais utilizada e 0 não utilizada), quais são as metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para fazer a gestão e/ou desenvolver PRODUTOS/SERVIÇOS na sua empresa?

7. A maioria dessas práticas de PRODUTOS/SERVIÇOS que você selecionou foi implementada:

8. Avalie, por meio de uma nota de 0 a 10 (onde 10 indica mais utilizada e 0 não utilizada), quais são as metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para o relacionamento com os CLIENTES na sua empresa?

9. A maioria dessas práticas de CLIENTES que você selecionou foi implementada:

10. Avalie, por meio de uma nota de 0 a 10 (onde 10 indica mais utilizada e 0 não utilizada), quais são as metodologias, modelos, ferramentas e técnicas utilizadas para desenvolver e fazer a GESTÃO DE PARCEIROS na sua empresa?

11. A maioria dessas práticas de PARCEIROS que você selecionou foi implementada:

12. Indique por meio de uma nota de 1 a 5 (1 = prejudica fortemente, 2 = prejudica ligeiramente 3 = não ajuda nem atrapalha 4 = pequeno benefício 5 = grande benefício), como você avalia o benefício que sua empresa pode obter com a integração das ações de MKT e Vendas englobando produtos/serviços, clientes, parceiros e inteligência de mercado

13. Quais as tecnologias implementadas na sua empresa?

 [  ] Intranet

 [  ] Extranet e/ou portal de relacionamento B2B

 [  ] Software de CRM (Gestão do Relacionamento com Clientes)

 [  ] Software de BI (Inteligência de Negócios)

 [  ] Software de PRM (Gestão do Relacionamento com Parceiros)

 [  ] Central de Atendimento a Clientes (SAC)

14. Quais as tecnologias que serão implementadas na sua empresa nos próximos 12 meses?

BLOCO 3: COLABORAÇÃO EM MARKETING E VENDAS

15. Na sua opinião, como você avalia o grau de COLABORAÇÃO com os clientes nas ações de MKT e Vendas dos produtos e serviços na sua empresa?

16. Na sua opinião, como você avalia o grau de COLABORAÇÃO com os parceiros nas ações de MKT e Vendas dos produtos e serviços na sua empresa?

17. Agora, avalie, por meio de uma nota de 0 a 5 (ONDE 5 INDICA MAIS UTILIZADA E 0 NÃO UTILIZADA), quais são as Práticas Colaborativas em MKT e Vendas utilizadas com os clientes pela sua empresa? Práticas Colaborativas com os clientes são ações de cooperação da empresa com clientes na obtenção de resultados para ambos.

18. Agora, avalie, por meio de uma nota de 0 a 5 (ONDE 5 INDICA MAIS UTILIZADA E 0 NÃO UTILIZADA), quais são as Práticas Colaborativas em MKT e Vendas utilizadas com os parceiros pela sua empresa? Práticas Colaborativas com parceiros são ações de cooperação da empresa com parceiros na obtenção de resultados para ambos.

19. Com base no que respondeu nas 2 perguntas anteriores, qual das seguintes descrições melhor retrata o estágio atual de evolução da sua empresa em relação ao benchmarking (busca de melhores práticas) e às ações colaborativas em MKT e Vendas, envolvendo a sua empresa x parceiros e/ou a sua empresa x clientes?

20. Indique, por meio de uma nota de 0 a 5 (ONDE 5 INDICA MAIS UTILIZADA E 0 NÃO UTILIZADA), quais informações a empresa compartilha com os seus parceiros de negócios hoje?

21. Indique, agora, por meio de uma nota de 0 a 5 (ONDE 5 INDICA MAIS UTILIZADA E 0 NÃO UTILIZADA), quais informações a empresa deverá compartilhar com os seus parceiros de negócios até 2012?

22. Em relação à IMPLEMENTAÇÃO das melhores práticas (benchmarking) em MKT e Vendas e das ações colaborativas citadas até aqui neste questionário, qual das seguintes opções melhor retrata a realidade da sua empresa?

Para obter os resultados completos da pesquisa, consulte o produto Relatório: Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing e Vendas 2010.

Para outras informações sobre a pesquisa, contate-nos pelo e-mail report2010revie@mbi.com.br.