Se você está aqui pela primeira vez, sugerimos que faça uma leitura completa, para conhecer todos os recursos que colocamos a sua disposição. Caso contrário, clique no botão relacionado a sua dúvida para ir direto para a seção correspondente.

Os botões acima levam diretamente à seção que descreve a funcionalidade correspondente em nossas tabelas de dados. Na figura a seguir, usamos as mesmas cores dos botões para demarcar, com um retângulo colorido, a área da tabela onde você deve operar para obter a ação desejada.

O rodapé de nossas tabelas informa, a esquerda, qual a parte da tabela você está vendo (‘Linhas 1 a 15 de um total de 182’ no exemplo acima). A parte direita do rodapé das tabelas de dados é ocupada por um conjunto de botões (identificado pelo retângulo em azul claro na figura acima) que permite a você navegar pelo conteúdo das tabelas.

Esse conjunto de botões sempre inicia com os botões |< (clicando nele você navega para a primeira página de conteúdo da tabela) e < (botão para ir para a página anterior) e termina com os botões > (navegar para a página seguinte) e >| (navegar para a última página).

Os botões numéricos, iniciando em 1, são apresentados conforme a quantidade de dados da tabela. No nosso exemplo acima, a tabela possui 13 páginas. A figura a seguir exibe a quinta página da mesma tabela.

Todos os botões são desativados automaticamente (mas permanecem visíveis) quando não podem ser utilizados. Por exemplo, quando você visualiza a primeira página de dados da tabela, os botões ||<<, << e 1 estão desativados. O número da página em exibição é destacado: observe o visual do número 5 na barra de botões da figura acima.

Quantos dados ver

O retângulo vermelho da figura inicial chama a atenção para a possibilidade de você determinar quantas linhas de dados deseja visualizar por vez em nossas tabelas, usando a lista de opções apresentada a esquerda no cabeçalho de todas as tabelas. Ajustar o número de dados a visualizar por página é útil, por exemplo, para que a tabela caiba por inteiro no espaço disponível em sua tela.

Ao clicar na setinha ao lado do número, as opções disponibilizadas incluem exibir 7, 15, 30, 60, 120 ou todas as linhas da tabela de uma vez. A figura a seguir exibe o resultado de escolher 7 na tabela usada como exemplo.

Observe como a barra de botões agora indica 26 como o número da última página (no lugar do 13, quando estávamos visualizando 15 linhas por página).

Ordenar a tabela por uma coluna

Para ordenar os dados exibidos nestas tabelas, basta clicar no encabeçamento da coluna cujo conteúdo deve ser usado como base para a ordenação (o encabeçamento de todas as colunas corresponde à área sinalizada pelo retângulo verde na figura inicial). Por exemplo, se clicar no encabeçamento ‘Bairro (ou Área)’, as linhas da tabela são ordenadas alfabeticamente pelo nome dos bairros, em ordem crescente.

Para ordenar o conteúdo da tabela em ordem decrescente, basta clicar duas vezes no encabeçamento da coluna desejada.

A escolha de colunas contendo valores numéricos ordena as tabelas pelo valor desses números, como pode ser observado na figura acima.

Note que as colunas que podem ser usadas como critério de ordenação possuem um par de setinhas para cima e para baixo ao lado de seu nome, como parte do encabeçamento. Quando estas setinhas não estão presentes, então essa coluna não pode ser usada como critério de ordenação.

Buscar dados específicos

Caso você esteja procurando uma informação específica na tabela, use a caixa de texto posicionada a direita, no cabeçalho das tabelas. Ela é indicada pela frase ‘Exibir somente as linhas contendo’. Na medida em que você preenche a caixa de texto, o conteúdo da tabela é reduzido para visualizar apenas as linhas que contêm as palavras indicadas para a busca. Por exemplo, quando indicamos ‘santa’ como critério de busca em nossa tabela de exemplo, sua visualização fica assim:

Note como todas as linhas apresentadas contem o critério de busca ‘santa’. Adicionalmente, observe como a informação sobre a parte visualizada da tabela (na parte esquerda do rodapé) é modificada para indicar quantas linhas atendem ao critério de busca, quais delas você está visualizando e qual o número total de linhas da tabela.

Os critérios de busca podem ser compostos por partes de palavras. Por exemplo, indicar ‘sant’ faria com que linhas contendo ‘Santo’ no nome também fossem visíveis.

É possível também indicar mais de um critério para a busca. Por exemplo, ‘santa jardim’ resultaria na visualização de apenas três linhas na nossa tabela de exemplo. A ordem das palavras dentro do critério não muda o resultado da busca: buscar por ‘santa jardim’ ou por ‘jardim santa’ tem o mesmo efeito.

Ainda, é importante observar que os critérios de busca são aplicados às linhas da tabela. Isso significa, por exemplo, que a busca por ‘santa a’, na tabela de exemplo, incluirá todas as linhas que possuem ‘santa’ e ‘a’ como parte de qualquer uma das colunas.

Finalmente, para facilitar a especificação dos critérios de busca, ela não faz distinção entre letras em maiúsculas e minúsculas, ou entre letras com ou sem acento.

Imprimir os dados

Para você poder guardar os dados de alguma das nossas tabelas para consulta posterior - sem precisar retornar ao nosso site e especificar novamente os critérios de busca e/ou ordenação - disponibilizamos um botão ‘Imprimir o conteúdo da tabela acima’ (situado imediatamente abaixo dos dados da tabela e marcado em laranja na figura inicial).

Ao clicar nesse botão, o navegador abrirá uma nova janela contendo apenas os dados da tabela (omitindo o logotipo e barra de navegação no início da página, além dos textos explicativos ao redor da tabela). Esta opção de impressão conterá os mesmos dados da visualização do momento, em relação a critérios de busca e filtros, e manterá a mesma ordem configurada para os dados. A navegação por páginas, entretanto, é substituída pelo tamanho da página configurada para a sua impressora.