Jocélio Santiago Andrade é um autodidata que tem-se especializado em Heráldica (ciência ou arte de descrever os brasões de armas ou escudos) e Vexilologia (ciência ou arte de descrever bandeiras) para localidades (p.ex. municípios).

Jocélio é Militar do Exército Brasileiro, no cargo de SubTenente, servindo no Comando de Fronteira Amapá e 34° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AP/34° BIS) - Batalhão Veiga Cabral, no cargo Auxiliar do Estado-Maior na 4ª Seção do Comando do Batalhão, na Cidade de Macapá/AP.

Além da especialização já citada, à qual se dedica desde 2007, é Bacharel e Licenciado em Geografia (1999) e Especialista em Administração Militar (2017).

Ele é autor dos 'Projetos de Revitalização da Bandeira e do Brasão de dois Municípios brasileiros: Itapetinga e Itororó', ambos no Estado da Bahia, e acredita que este tema seja de suma importância para todos.

Por essa razão, coopera com a MBI desde 2013 como voluntário na construção e revisão do acervo de imagens de bandeiras e brasões usado neste site.

Seu último trabalho foi sua participação direta da construção do Capítulo V, A Emancipação Política: os símbolos municipais. In: Zanin, Michelle Franzini. Santa Lúcia – a pérola do interior paulista. Editora: Prismas, 2017, p. 72-87.

Leia artigos de autoria de Jocélio S. Andrade

Brasão de Armas de Localidade: patrimônio cívico, cultural e material (da) na cidade pós-moderna

Brasão de Armas Militar: a essência das organizações militares

Contato: para entrar em contato, use o endereço de e-mail jocelioandrade(arroba)gmail.com. Ele está a disposição para assessorar e participar de outros projetos de revisão/criação de bandeiras e brasões municipais.