A TI em transformação exige um monitoramento detalhado


Toque com o dedo na imagem e arraste-a para ampliá-la (em telas touch),
ou deslize o mouse sobre a imagem para visualizá-la ampliada

A indústria de TICs vem passando por uma transformação profunda nos últimos anos, razão pela qual a iniciativa lançada em 2012 com o nome de Censo do Setor de TI, e que se encontra atualmente na quarta edição (participe acessando https://pt.surveymonkey.com/r/censo-ti-2015-portugues ou http://www.mbi.com.br/mbi/contatos/questionarios/2015-censo-aleti-plus/), torna-se cada vez mais importante. Esta iniciativa conta com o apoio de todas as entidades empresariais do setor.

Um dos lemas conhecidos de qualquer gestor é “quem não mede, não gere”. Medir a evolução da nossa indústria, portanto, é uma ferramenta fundamental para poder gerir sua evolução: a disponibilidade de estatísticas detalhadas sobre a indústria, compartilhadas com toda a sociedade (incluindo a imprensa, o meio acadêmico, todas as entidades empresariais e, obviamente, os participantes do levantamento) permite avaliar e orientar políticas públicas.

Essa realidade é reforçada pela característica única da iniciativa no seu aspecto internacional. O Censo do Setor de TI foi expandido inicialmente ao conjunto dos 19 países que conformam a ALETI (América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), e neste ano de 2015 conta com a participação de mais de 25 países.

Dessa forma é possível comparar as características da indústria de TICs num vasto panorama que inclui países latino americanos, europeus e um grupo inicial de países africanos e asiáticos. Por exemplo, as políticas públicas em execução dependem da proporção do mercado que é atendida pelas pequenas e médias empresas.

Ainda, é necessário entendermos quais os impactos da consolidação de mercado entre as empresas maiores do setor, a diminuição do número de oportunidades de negócios pela concentração das compras das grandes empresas e o impacto da computação em nuvem.

Outro aspecto importante de monitorar é o impacto da situação econômica local na evolução do setor de TICs.

Por todas essas razões convidamos novamente para que todas as empresas do setor de TICs participem da edição 2015 do Censo do Setor de TI, acessando https://pt.surveymonkey.com/r/censo-ti-2015-portugues ou http://www.mbi.com.br/mbi/contatos/questionarios/2015-censo-aleti-plus/. O prazo final para participação termina no dia 30 de novembro de 2015.


Publicado originalmente em
http://itforum365.com.br/blogs/post/113707/monitorando-a-evolucao-da-industria-de-tics