A insegurança pelas nuvens!

Noticias do mundo da tecnologia, agora pela manhã:
a) Microsoft confirma vazamento de contas e senhas de e-mail na internet.

b) Google diz que poucas contas do Gmail foram afetadas por vazamento de senhas

O uso de Webmail é uma maneira simples de uso da computação na nuvem, que indica que usamos uma facilidade tecnológica (neste caso o email) sem nos preocuparmos onde estar exatamente os servidores deste provedor de serviço. Podemos andar pelo mundo e mesmo sem um computador próprio, tendo acesso a uma máquina que nos leve ao mundo virtual, acessamos nosso email.

São muitas as vantagens desse mundo das nuvens. Existem algumas preocupações: disponibilidade, privacidade (será que os provedores ficam lendo minhas informações) e segurança.

As notícias de hoje falam de um ataque de Hackers que de uma certa maneira (existem algumas versões) conseguiram acessar senhas de WebMail. Evidentemente os criminosos tem muito mais interesse em burlar um serviço como o GMail ou YahooMail, que terão acesso a muitas contas, do que um micro específico.

E aí devemos ou não usar esta facilidade de Webmail. É uma decisão pessoal. Avalie sua forma de trabalhar, suas necessidades e avalie os riscos envolvidos.

Você pode usar serviços da nuvem, mas mantenha seus pés no chão.

 

---

Edison Fontes, CISM, CISA (edison@pobox.com) é Consultor, Professor e Autor de Livros de Segurança da Informação. Participa da ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.