Enem - Vazamento de informação

O sigilo da prova do Enem que seria realizado neste final de semana foi quebrado. O Jornal O Estado de São Paulo teve acesso à prova a ser aplicada e alertou ao Ministério da Educação que determinou a suspensão do exame.

“Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chances” afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. Não sei como se mede 99% por cento de chances, mas parece mesmo que ocorreu o vazamento.

Neste caso a identificação foi antes e o processo foi abortado. Apesar do impacto nos jovens e familiares, é uma situação melhor do que se fosse detectado depois da realização do exame.

Mas, deixando de lado o Enem, quais as informações da sua organização vazaram nesses últimos meses ou estão prestes a vazar nos próximos dias? Você não sabe? Isso não acontece na sua organização? Sua informação só trabalha com pessoas honestas e confiáveis, sejam funcionários ou prestadores de serviço? Nunca aconteceu, ou melhor, você nunca soube que aconteceu? Bem, se você está nesta linha de pensamento sugiro rever os seus conceitos.

Sem conhecer a sua organização lhe comunico que já houve vazamento de informações confidenciais e que nos próximos meses haverá roubo de informação. Não sou pessimista. Mas, reflita sem emoção na situação da sua organização. Lembre-se de considerar também a perda de informação: ninguém tira benefício, mas a informação deixa de existir.

A preocupação e ações em segurança da informação têm melhorado muito, mas, na maioria das organizações ainda está deixando a desejar. Talvez nesta afirmação você afirme que a sua organização não está na maioria negligente. OK. Que tal fazermos um Enem da segurança da informação para a sua organização? Mas com total transparência das questões e resposta. Você topa?

 

---

Edison Fontes, CISM, CISA (edison@pobox.com) é Consultor, Professor e Autor de Livros de Segurança da Informação. Participa da ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.