Nos últimos anos, surgiram diversas notícias de fornecedores de tecnologia e do meio político, descrevendo a implantação de redes locais sem fio como uma forma de inclusão digital, capaz de modificar a estrutura social das cidades onde implantadas.

Sud Mennucci (pequena cidade de sete mil habitantes no Noroeste Paulista) e Pirai (no Interior do Estado do Rio, uma cidade cerca de quatro vezes maior) foram as cidades pioneiras.

Tive a oportunidade de assistir a palestras divulgando estas iniciativas, onde eram descritos detalhadamente os benefícios que a tecnologia estava trazendo aos municípios.

Mas sempre fiquei com a 'pulga atrás da orelha': será que é verdade? Uma foto de um fazendeiro acessando a Internet da sede da fazenda como 'prova' de que estava negociando seu leite diretamente com os consumidores?

Como curioso que sou, resolvi então fazer uma visita a Sud Mennucci no começo do ano, no retorno de minha viagem de férias. O site da prefeitura da cidade (www.sudmennucci.sp.gov.br) denomina a cidade de 'cidade digital'.

Entretanto, chegando na cidade, não existe qualquer vestígio desta realidade. As placas de publicidade na entrada da cidade citam o auxílio federal na construção do anel viário da cidade, uma festa na qual seria sorteado um Fusca entre os participantes, mas nenhum sinal de 'digitais'.

Minha visita se deu num domingo de janeiro, na parte da tarde, à plena luz do sol. Aliás, um sol muito forte, mantendo a temperatura local bem acima dos trinta graus.

Como toda cidade pequena, a atividade está concentrada em volta da praça, onde fica também a pequena igreja matriz. Em volta da praça havia jovens chupando sorvete, e outros nem tão jovens, com preferência por bebidas 'estupidamente geladas'.

Mas, não encontrei nenhum morador acessando a rede na praça (como foi exibido, por exemplo, na notícia veiculada no jornal Estado de São Paulo quando a rede foi implantada). Percorri os estabelecimentos comerciais abertos em volta da praça (inclusive a sorveteria), mas ninguém tinha computador... muito menos acesso à rede sem fio...

Ao ligar meu notebook, consegui uma conexão de 2 Mbps, acesso a um DNS, mas não consegui navegar na rede. Descobri depois, que o acesso é limitado aos moradores e requer um cadastro prévio na prefeitura local.

Resumindo: minha pulga continua atrás da orelha. A quem interessa a divulgação dos 'fatos', da forma como ocorreu?