Podemos dizer que o questionário é a ‘pedra fundamental’ para o sucesso de qualquer projeto de pesquisa de mercado, dessa forma, a elaboração das perguntas que o compõe deve ser realizadas de forma criteriosa, visando garantir que os resultados obtidos respondam aos objetivos da pesquisa.

A seguir a MBI dá algumas dicas para não errar na hora de elaborar um questionário:

  • Entender o problema do cliente - Toda pesquisa começa com a necessidade da resolução de um problema.  O problema é uma situação ou questão a que se busca compreender a fim de agir de forma consciente e eficaz, evitando desperdício de recursos. Caso o problema não esteja muito bem definido, as perguntas do questionário podem ser elaboradas de forma equivocada, inutilizando a pesquisa.
  • Cada questionário é único – Não queira reaproveitar questionários de projetos anteriores, cada caso deve ser analisado de forma a gerar um questionário exclusivo para atender às necessidades de seu cliente. 
  • Criar condições para uma boa análise – É preciso ter em mente que alguém fará a análise das respostas obtidas procurando relacioná-las aos objetivos da pesquisa. Dessa forma, quando uma pergunta é elaborada, deve-se pensar na viabilidade de sua análise, caso contrário, ela pode ser de difícil interpretação ou não retornar uma resposta útil.
  • Mostre o questionário ao cliente - Antes de partir para a etapa de aplicação do questionário, sente com o cliente e verifique se todos os aspectos de seu interesse estão sendo contemplados no questionário, faça os ajustes caso necessário. 
  • Valide as questões - Crie regras de validação do questionário para que sirvam de parâmetros na aplicação e na análise. 
  • =Faça um pré-teste – Além da validação lógica que devemos fazer ao finalizarmos o questionário, devemos fazer um pré-teste, ou seja, aplicar o questionário a uma pequena parte da amostra para obtermos uma validação em campo. Esse procedimento ajudará a verificar se as perguntas estão adequadas e de fácil compreensão para os entrevistados.

Boa sorte, bom questionário!