Navegação : Página Inicial : Biblioteca (420) : Papers (15)

2009/11 - Observatório Softex - A Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI em Perspectiva

Este relatório, lançado em Nov/2009 em Brasilia com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil, apresenta o mais completo estudo já realizado sobre a indústria brasileira de software e serviços. A equipe de consultores contratada para este estudo contou com a participação da MBI.

A Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI em Perspectiva

Obtenha aqui os resultados do mais completo estudo já publicado sobre a indústria brasileira de software e serviços. Desenvolvido pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), foi lançado em 26/11/2009 no Auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (Esplanada dos Ministérios, Bloco E), em Brasília.

O lançamento do estudo "Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva" contou com as presenças de Sérgio Machado Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, de Waldemar Borges Rodrigues Neto e de Arnaldo Bacha, respectivamente presidente e vice-presidente executivo da Softex.

Na oportunidade, Virgínia Duarte, gerente de projeto da Softex, detalhou as principais conclusões do levantamento, que ao utilizar uma metodologia inovadora simplificou o cruzamento de dados com institutos de pesquisa e organismos oficiais brasileiros e internacionais.

Dividida em 15 capítulos, "Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva" reúne números, análises e projeções que traçam uma radiografia precisa do setor de software e serviços de TI sobre temas diversos, entre os quais o total de empresas que atuam no segmento, número de empregos gerados, capacitação, mão de obra, acesso a recursos financeiros, competências nacionais e qualidade.

Abrangente, a publicação é composta por seis partes: a indústria brasileira de software e serviços de TI (IBSS); software e serviços de TI como atividade secundária nas empresas (NIBSS); capacitação e competências para o setor de software e serviços de TI; cenários e projeções; adoção e uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs); e marco institucional para o setor de software e serviços de TI.

"Até agora não dispúnhamos de informações essenciais e confiáveis, levantadas a partir de uma metodologia internacional padronizada sobre a indústria de software e serviços de TI. Com essa publicação, e com as complementações que virão em seguida, poderemos mudar esse quadro e oferecer ao setor público e privado dados fundamentais para apoiá-los na tomada de decisões de negócios e também na definição e na implementação de políticas setoriais", explicou Arnaldo Bacha de Almeida, vice-presidente executivo da Softex.

A publicação do primeiro volume do estudo "Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva" é um dos resultados do Projeto SIBSS-SOFTEX (Sistema de Informação da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI), iniciado em 2007 sob coordenação do Observatório Softex. A realização do Projeto contou com apoio e recursos financeiros do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Secretaria de Política de Informática (SEPIN).

"Além de ampliar o escopo e a qualidade dos dados e das informações disponíveis para a elaboração de políticas públicas, o Observatório Softex pretende se transformar na principal fonte de referência para as empresas, para a mídia nacional e internacional e para as pesquisas acadêmicas, auxiliando no fortalecimento da imagem do software e serviços de TI brasileiros", destaca Virgínia Duarte, gerente de projeto da Softex.

O trabalho do observatório Softex contou com o apoio de uma equipe técnica composta por diversos consultores externos, na qual houve a participação de profissionais da MBI.

Obtenha aqui os resultados, em formato .pdf:

- Resumo executivo (11 páginas, 1,17 Mb).
  Este arquivo contem os principais resultados do trabalho.

- Texto completo (322 páginas, 8,48 Mb). 
  Este arquivo todos os resultados do trabalho.

Retornar ao topo da página

     

 

Veja Também:

 


Índice das 15 páginas
da Seçao "Papers"


Compartilhe Compartilhar / Imprimir / Enviar

Loja Virtual da MBI
(a partir de R$ 15,00)


Busca no site da MBI

Página Inicial do Site

Fale Conosco

Webmail

 

Entre as Mais Visitadas:

 


Base de Dados de Mudanças de Prefixo e DDD completa (desde 1994) (10.394)

Exemplo: Pesquisa de Satisfação (8.062)

Setor Primário: Agricultura no Norte do Brasil (2.631)

Exemplo: Pesquisa de Concorrência (2.487)

Caso de Sucesso: Satisfação dos Funcionários dos Parceiros (2.237)

Definição: Monitoramento de Mercado (1.694)

Relatório: Inteligência Empresarial e Colaboração em Marketing e Vendas 2010 (1.658)

Exemplo: Relatório de Dimensionamento (1.464)

Setor Primário: Agricultura no Nordeste do Brasil (1.447)

Exemplo: Pesquisa de Demanda (1.439)

Caso de Sucesso: Estudo de demanda por GED (1.416)

Coordenadas Geográficas da Região Metropolitana de São Paulo (1.297)

 

As Mais Visitadas na Seção 'Papers':

 


2009/11 - Observatório Softex - A Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI em Perspectiva (973)

2010/02 - Desenvolvimento da Modelagem de uma Ferramenta para gerenciar aplicações SaaS (891)

Internacionalização e Aprendizagem - Um estudo sobre as micro e pequenas empresas da indústria de software do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) (839)

Perfil das Empresas Brasileiras Exportadoras de Software (523)

Enseñanza de Modelos e Estándares de Evaluación y Mejora del Proceso de Software (421)

Política Industrial para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital: Panorama Atual (FUNTTEL) (405)

2009/12 - Big Brother Fiscal III - O Brasil na era do conhecimento (382)

Cooperação e aprendizado no setor de software no Brasil (366)

Impacto da gestão nos resultados de empresas brasileiras de software (364)

 

Mapa do Site

 


Conteúdo completo do site,
com 905 páginas,
ordenado por tipo de conteúdo


Conteúdo completo do site,
com 905 páginas,
ordenado por data de publicação


Conteúdo completo do site,
com 905 páginas,
ordenado por número de visitas a cada página


 

Sobre esta Página

 


Já foi visitada 972 vezes

Pertence à seçao "Papers"

Editar esta página
(na área restrita)


 

Acesse a tradução automática para o idioma que prefira:

Accese la traducción automática para el idioma que prefiera:

Access the automatic translation into the language you prefer:

 


Arab
Bulgarian
Català
Cesky
Chinese
Dansk
Deutsch
English
Español
Français
Hellas
Hindi
Hrvatski
Indonesia
Italiano
Ivrit
Korean
Latviesu
Lietuvu
Nederlands
Nihongo
Norsk
Polski
Português
Romana
Russia
Slovencina
Slovenscina
Srpski jezik
Suomi
Svenska
Tagalog
Taiwanese
Tieng Viet
Ukrayins'ka

 

 

Últimas visitas recebidas no site:

 

 

 

 

Retornar ao topo da página

 

 

   

Este website © 1997-2010 MBI Ltda. Todos os direitos reservados. Algumas marcas citadas são de propriedade de terceiros.

Veja aqui as condições de uso das Informações contidas neste site

Recomendamos usar resolução de vídeo de 1024 x 768 ou superior para visualizar este site